sexta-feira, 26 de julho de 2013

Gabeira: 'Sepultadas todas ideias de ser candidato'

Gabeira diz que não vai compor chapa nas eleições de 2014

Cássio Bruno

Aos 72 anos, o ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) diz ter enterrado de vez qualquer pretensão de disputar as eleições em 2014. Em entrevista ao GLOBO, o jornalista e comentarista de TV revelou que até já foi procurado por pré-candidatos ao governo do Rio para formar chapa, mas não levou a ideia à frente mesmo com o intenso assédio. A intenção dos verdes de lançá-lo presidente também não foi adiante.

- Estão sepultadas todas as ideias de ser candidato a presidente, governador, senador e deputado - afirma Gabeira, que disputou sete eleições: 1986 (governador), 1989 (presidente), 1998, 2002 e 2006 (deputado federal), 2008 (prefeito) e 2010 (governador).

Ao avaliar as disputas, Gabeira procura deixar claro que na última eleição concorreu "apenas para marcar posição":

- Fiz o que deveria ter feito. A oposição precisava de uma pessoa que encarnasse uma candidatura contrária, tanto em 2008 quanto em 2010. Fiz esse papel sabendo que as chances não eram muito altas, principalmente em 2010 .

Longe das urnas, mas próximo da política, Gabeira não poupa o governador Sérgio Cabral ao analisar as manifestações pelo país. Para o ex-deputado, Cabral manteve uma postura arrogante.

- Achei que ele teve um comportamento arrogante. E isso só pode prejudicar a solução dos problemas que estão na pauta. (...) De todos os políticos brasileiros, o Cabral foi o que mais se desgastou nesses protestos. Os protestos foram mais intensos no Rio. Naquela manifestação de 11 de julho, São Paulo reuniu 100 mil pessoas. No Rio, foram mais de 300 mil.

Além de Cabral, Gabeira não poupa críticas à presidente Dilma Rousseff:

- Tenho falado de dois erros. Primeiro, da política econômica. Teoricamente, aumentou o poder de consumo e, ao mesmo tempo, o endividamento. A indústria brasileira sofreu impacto. A inflação começa a rondar o país. Houve um erro de interpretação da crise de 2008. O governo entendeu que era válida a tese de que a economia crescia a partir dos estados. O segundo ponto foi a corrupção.

Entre os candidatos ao governo do estado que procuraram Gabeira em busca de uma dobradinha em 2014 está o senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O verde descartou, de pronto, a participação na chapa. Segundo ele, seria uma contradição, já que tem criticado o PT nos dois últimos anos em seu artigos.

Ainda sobre as eleições ao Guanabara, Gabeira diz que entre Lindbergh, o vereador e ex-prefeito Cesar Maia (DEM), o deputado federal Anthony Garotinho (PR) e o vice-governador Pezão (PMDB), levará vantagem quem tem se desgastado menos, o que está "ligado diretamente à distância do poder."

- O desgaste do governo pode provocar algum prejuízo para o seu candidato (Pezão). Assim como eu acho que o desgaste do governo na escala federal certamente pode levar um desgaste aos candidatos do governo federal no Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: