domingo, 28 de julho de 2013

Emoção marca homenagem aos 100 anos de Antonio Granja

Em Vitória, PPS homenageia Granja, que completa 100 anos dia 30

Por: Jaldecy Pereira

Histórias curiosas e muita emoção foram os ingredientes que deram o tempero à sessão solene realizada pelo Diretório Estadual do Partido Popular Socialista (PPS) no Espírito Santo, em homenagem aos 100 anos de Antônio Ribeiro Granja, o militante mais antigo do partido, que fará aniversário na próxima terça-feira, dia 30.

Granja, que é o presidente nacional de honra do PPS, foi homenageado no plenário da Câmara Municipal de Vitória, que ficou lotada de parentes, amigos e correligionários, na manhã deste sábado (27).

Vários convidados se deslocaram de longe para prestigiar o camarada, que foi destaque em sua primeira eleição para vereador de Cariacica, cidade da Região Metropolitana de Vitória, em 1947, sendo até hoje o candidato mais votado proporcionalmente na história política do estado.

“De cada 100 eleitores, 74 votaram em mim para vereador”, lembrou o homenageado em seu discurso.

Um dos dirigentes do partido, Francisco Inácio de Almeida, brincou dizendo que “o comunismo também é um grande remédio para a longevidade”.

Outro “medalhão” do PPS, Mirtes Bevilácqua, que foi a primeira mulher a disputar uma vaga na Câmara Federal, também saudou o aniversariante destacando o espírito de luta do velho Granja. “Sério, combativo, guerreiro, ajudador, ético, digno” e muitos outros adjetivos também foram destacados nas falas dos correligionários durante a sessão.

O presidente estadual do PPS, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, lembrou das muitas histórias que ouviu do próprio Granja durante uma viagem que os dois fizeram e enalteceu o aprendizado adquirido com o amigo.

O presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) , salientou a luta comunista ao longo da história do partido. “Dizem por aí que o Brasil acordou. Na verdade, tem muito brasileiro, assim como o camarada Granja, que sequer dormiu. Brasileiros que sempre estiveram nas trincheiras lutando por um país melhor”, discursou Freire.

Em seu discurso de agradecimento, Granja recitou o juramento feito ao entrar no antigo PCB (o Partidão), em 1934, que anos depois virou PPS: “Morrer, mas não trair a classe operária”, neste momento, ele foi aplaudido de pé.

Para marcar o evento foram entregues ao centenário líder comunista um certificado de honra, uma placa, a comenda Carlos Lindenberg e um relógio. Este último foi um pedido do próprio aniversariante, e com uma recomendação: tinha que ser um relógio de corda, ou seja, sem bateria.

Presente à homenagem, o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), destacou a trajetória política do grande Granja. “Ele dedicou toda sua vida a serviço do Brasil. É um exemplo de como fazer política com ética e honradez”, afirmou Bueno.

A cerimônia foi também prestigiada pelo prefeito de Cariacica, Juninho (PPS), o senador capixaba Ricardo Ferraço (PMDB), deputados estaduais e vereadores de várias cidades capixabas.

Entre os partidos representados estavam PMDB, PMN, PCdoB, PRB, PRP, PT, PSB e PSDB.

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: