segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aécio Neves discursa como candidato na convenção do PSDB catarinense

Senador mineiro diz que cortaria metade dos ministérios

Falando como pré-candidato à Presidência da República, o senador Aécio Neves encerrou a convenção do PSDB de SC, neste domingo. A votação ratificou, com 171 votos, a escolha do senador Paulo Bauer para comandar a legenda no Estado. Os dois tucanos defenderam a necessidade de se buscar a unidade e as candidaturas próprias para governador e presidente.

— O PSDB vai apresentar candidatura majoritária em todos os estados e vai ser alternativa para esse modelo que exauriu-se — disse Aécio.

Em um discurso de pouco mais de 15 minutos para um auditório lotado, o senador mineiro fez um rápido passeio por alguns dos temas que o PSDB planeja debater em todo o Brasil nos próximos meses. Ao falar do "desgoverno" de Dilma Rousseff, Aécio ressaltou a necessidade de se resolver o que chamou de calamidade da saúde pública, questionou a falta de investimentos em saneamento e segurança pública, o que seria o retrato do "claro descompromisso entre aquilo que se propõe e aquilo que se faz".

O tucano defendeu ainda um novo pacto federativo e o corte de pelo menos metade dos ministérios - a Secretaria da Pesca é um dos exemplos. Ele desconversou quando questionado por jornalistas sobre as especulações em torno da saída do ex-governador José Serra do PSDB.

No encerramento do discurso, citou o escritor mineiro Guimarães Rosa:

— O importante na vida não é a largada, tampouco a chegada: o importante de verdade é a caminhada — disse.

A informação é de que Aécio Neves, que veio a Florianópolis de jatinho, voltou a Minas Gerais logo depois do encerramento da convenção, as 14 horas.

Aécio Neves defende candidatura própria em todos os estados

Senador mineiro e pré-candidato à República participou da convenção estadual do PSDB na manhã deste domingo

Os tucanos catarinenses se reuniram na Assembleia Legislativa na manhã deste domingo para eleger o novo presidente do PSDB de SC. A votação ratificou o acordo costurado para a eleição do senador Paulo Bauer no comando da legenda no Estado.

O senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República, chegou em Santa Catarina por volta das 11h40min.

Assim que chegou o senador foi para uma reunião no Gabinete do deputado estadual Adilor Guglielmi, o Dóia. O encontro seria para definir a composição da Executiva do partido no Estado, pois há divergências entre quem assumirá a 1ª vice-presidência e a secretaria geral.

— O PSDB vai apresentar candidatura majoritária em todos os estados e vai ser alternartiva para esse modelo que exauriu-se — disse Aécio.

Candidatura própria em 2014

O consenso em torno do nome do senador Paulo Bauer para a presidência do PSDB é um grande passo em direção a candidatura própria ao governo em 2014. O próprio tucano tem defendido que a legenda está alinhada ao projeto nacional, que é ter candidatos em quase todos os estados e garantir palanque para aquele que vai disputar a Presidência da República - hoje o presidenciável é Aécio Neves.

Oficialmente, o PSDB de SC ainda não fala em alianças, até porque deve aguardar o desenrolar do cenário nacional. Nos bastidores, o entendimento é de que não haveria problemas em se aliar ao PP, PMDB ou ao próprio PSD. O PP de Esperidião Amin e Joares Ponticelli é o mais próximo nas tratativas. Outra alternativa seria descartar mais uma vez a cabeça de chapa ao governo e ficar com a vaga de vice.

A queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), as demonstrações de insatisfação popular e o início de uma rebelião dos aliados da petista são ingredientes de uma receita que ainda não se sabe o resultado. Ao contrário do que se desenhava até junho, as certezas das eleições de 2014 devem ficar para o ano que vem.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: