domingo, 30 de junho de 2013

Vantagens e desafios de Marina

Se Marina Silva desponta como a candidata que mais poderá se beneficiar com as manifestações devido ao seu perfil, Aécio Neves (MG) tenta resgatar as bandeiras do PSDB para recuperar o terreno perdido. Unânimes em apontar boas perspectivas para a ex-senadora, especialistas avaliam que o possível crescimento não se dará pela defesa ambiental, algo que pouco apareceu nos protestos.

– Não é pela sustentabilidade, mas pela sinceridade do discurso dela. O que transparece para a população é uma nova maneira de fazer política – afirma o cientista político Manuel Sanches, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A ex-senadora pelo Acre, entretanto, terá barreiras para superar. Está presa ao processo de criação da Rede, contará com pouco tempo de TV e alianças políticas escassas. Outro complicador é o posicionamento diante de temas como aborto, homossexualismo e drogas. Em 2010, Marina foi conservadora ao abordar as pautas.

– O desempenho da Marina dependerá de como irá lidar com a questão religiosa – diz Sanches.

A situação de Aécio divide opiniões. O cientista político Valeriano Costa faz avaliação pessimista:

– A oposição está encurralada, limitada a desqualificar propostas do governo, espremida entre o Planalto e os manifestantes, com os quais não encontrou diálogo.

Uma outra vertente aponta que Aécio pode crescer na abordagem da economia, assunto em que Marina não costuma obter destaque.

– Aécio está com uma pauta muito clara de combate à inflação. E isso coincide com a avaliação das pessoas, que percebem o aumento do custo de vida – diz Hermilio Santos, da PUCRS.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: