quarta-feira, 19 de junho de 2013

PPS atribui insatisfação das ruas à "degradação nas ações públicas"

Por: Valéria de Oliveira

O PPS divulgou nota sobre os protestos que vêm ocorrendo em todo o país. Para o partido, as manifestações “demonstram fundamentalmente uma insatisfação generalizada com a volta da inflação, com o mau uso dos recursos públicos, com a corrupção e com a precariedade das políticas públicas graças a um governo inepto e incompetente”.

O texto lembra que o partido já vem apontando para a necessidade de mudanças há muito tempo, tanto na política econômica quanto nas prioridades do gasto público, “que ficaram evidenciados com os bilhões desperdiçados em estádios suntuosos e que fazem falta em outras áreas como a saúde e a educação”.

A nota critica, ainda, o desprezo do PT pela opinião pública, demonstrado no apoio a mensaleiros condenados e na distribuição de ministérios a partidos que haviam sido alvos da chamada “faxina” da presidente Dilma Rousseff.

“Essa degradação nas ações públicas gera uma legítima indignação na sociedade e descrédito dos entes políticos, sobretudo nos dez anos de governo petista”, diz o texto.

O PPS propõe auditoria das contas da Copa do Mundo pelo Tribunal de Contas da União e presidida pela Procuradoria Geral da República e a redução da tarifa dos transportes por meio de isenções fiscais. Leia, abaixo, a íntegra da nota.

“Nota pública

Vivenciamos, nas mais importantes cidades do país, uma explosão de protestos, uma onda de descontentamento que tem impelido para as ruas e praças, sobretudo os jovens, contrários ao atual estado de coisas.

Tais manifestações demonstram fundamentalmente uma insatisfação generalizada com a volta da inflação, com o mau uso dos recursos públicos, com a corrupção e com a precariedade das políticas públicas graças a um governo inepto e incompetente.

Há tempos, apontamos a necessidade do Brasil mudar de rumos, tanto na sua política econômica, que começa a dar sinais de esgotamento, como também nas prioridades dos gastos públicos, que ficaram evidenciados com os bilhões desperdiçados em estádios suntuosos e que fazem falta em outras áreas como a saúde e a educação.

No campo da ética, o governo do PT tem demonstrado desprezo pela opinião pública, criando e distribuindo ministérios novamente para os partidos que foram alcançados pela chamada "faxina" e dando apoio aos mensaleiros condenados, mas que ainda não estão atrás das grades.

Essa degradação nas ações públicas gera uma legítima indignação na sociedade e descrédito dos entes políticos, sobretudo nos dez anos de governo petista, onde o presidencialismo de coalisão vem se tornando intolerável graças à enganação e à pirotecnia marqueteira, além dos constantes atropelos e ameaças aos poderes Legislativo e Judiciário assim como à mídia.

Considerando a legitimidade dos movimentos populares que têm sacudido as entranhas do país, nos últimos dias, e que lembram as campanhas das Diretas-Já, no início dos anos 1980, e Fora Collor, no início dos anos 1990, deve-se destacar a pluralidade de suas consignas, o que demonstra o seu caráter amplo e diversificado. Porém, nunca é demais lembrar que as verdadeiras mudanças que a sociedade exige e o país necessita só se darão fortalecendo o processo democrático e preservando-se as instituições republicanas.

Ante esse novo despertar do gigante, e considerando, sobretudo, duas das preocupações maiores apresentadas, o PPS propõe que se poderia focar duas ações concretas: 1) uma auditoria das contas da Copa do Mundo, a ser feita pelo Tribunal de Contas da União e presidida pela Procuradoria Geral da República, e 2) a redução da tarifa dos transportes coletivos por meio de isenções fiscais que já foram concedidas e não foram repassadas, como já ocorreu em Manaus, Recife e Campinas, dentre outras cidades.

Todo esse processo reforça a convicção do Partido Popular Socialista da imperiosa necessidade das reformas estruturais que o Brasil almeja, entre as quais se destacam a reforma democrática do Estado, a reforma política e a reforma tributária, e sobretudo de que só a mobilização faz a mudança!

Brasília, 18 de junho de 2013

Roberto Freire
Presidente nacional do PPS”

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: