sexta-feira, 14 de junho de 2013

Partido de Marina consegue as assinaturas necessárias

Por Cristiane Agostine

SÃO PAULO - A ex-senadora Marina Silva e seus aliados fazem hoje um grande ato em São Paulo para comemorar a conquista de mais de 523,3 mil assinaturas em apoio à criação do partido Rede Sustentabilidade. O evento deve dar ânimo ao grupo de Marina para coletar, no mínimo, outras 200 mil assinaturas até julho, e garantir o número necessário de apoiadores à nova legenda. A um passo de formalizar o Rede, Marina intensificou as conversas com parlamentares para atrai-los ao futuro partido e começou a discutir futuras alianças para 2014, quando deve disputar a Presidência da República.

Segundo balanço divulgado ontem pelo grupo, o Rede coletou 523.345 assinaturas, que ainda não foram validadas. O número de apoiadores pode ser menor, já que muitas assinaturas devem ser descartadas pela Justiça Eleitoral por problemas como duplicidade ou falta de veracidade. Por isso, a meta do grupo é coletar entre 200 mil e 300 mil assinaturas a mais até o próximo mês. Para criar um partido, é preciso o apoio de pelo menos 491.949 pessoas. Esse número equivale a 0,5% dos votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados. As assinaturas precisam, ainda, estar distribuídas em pelo menos nove Estados.

Segundo Pedro Ivo Batista, coordenador de organização do Rede, o grupo se empenhará a partir de agora na validação das assinaturas. As listas com os nomes dos apoiadores precisam ser checadas pelos cartórios eleitorais e depois registradas no Tribunal Superior Eleitoral. "Potencialmente já superamos a exigência legal, mas os dados ainda precisam ser processados", afirmou.

A busca de apoiadores do Rede se concentrou em grandes eventos, como as comemorações do 1º de maio e a Virada Cultural, em São Paulo; em universidades e colégios; em igrejas evangélicas e em praças públicas, feiras e locais perto do metrô.

Apesar da grande distribuição de listas em favor da criação do partido em igrejas evangélicas, o retorno de apoiadores foi pequeno, de cerca de 10 mil em São Paulo, segundo Geraldo Malta, responsável pelo contato com os religiosos. "Esse número pode chegar a 30 mil, 40 mil, porque muitos religiosos enviaram a lista diretamente à sede de Rede. Dessa forma, não conseguimos checar se foram coletadas nas igrejas", disse Malta, que trabalha como assessor do deputado federal Walter Feldman (PSDB), um dos articuladores do Rede. "O importante agora é conseguirmos mais assinaturas. Digo aos irmãos [evangélicos]: Rumo às 750 mil assinaturas!", disse.

Com o partido encaminhado, ficará mais fácil para Marina intensificar a discussão sobre sua candidatura presidencial em 2014. A ex-senadora tenta atrair parlamentares para fortalecer o partido e inicia a negociação de alianças.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: