sexta-feira, 14 de junho de 2013

Inflação reduz de novo vendas nos supermercados

No varejo, como um todo, alta de 0,5% em abril veio abaixo do esperado

O aumento da inflação em abril voltou a influenciar as vendas nos supermercados. Segundo o IBGE, as vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registram queda de 0,5% sobre março, após registrarem recuos de 2,1% em março e de 1,5% em fevereiro. Sobre um ano antes, as vendas caíram 5,4% em abril, único resultado negativo entre os segmentos pesquisados.

No varejo como um todo, as vendas também decepcionaram em abril, apesar de terem voltado a crescer na variação mensal depois de dois meses, ainda sob efeito da inflação elevada contaminando o consumo. Segundo o IBGE, as vendas cresceram apenas 0,5% ante março.

- Realmente, o preço alto está inibindo as compras no supermercado. A situação da inflação é preocupante para o comércio, e a taxa de câmbio também pode influenciar no ritmo do setor este aano - afirmou o economista do IBGE Reinaldo Pereira, referindo-se à recente desvalorização do real, que pode tornar os bens importados mais caros, empurrando os preços para cima.

A desaceleração dos preços dos alimentos, porém, pode ajudar a aliviar a pressão inflacionária. Já por conta disso, em maio, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou a menor alta em quase um ano, de 0,37%.

Fonte: O Globo

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