sexta-feira, 14 de junho de 2013

FHC sugere 'autocrítica' à petista após citar Camões

Guilherme Walteimherg

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff deveria fazer uma "autocrítica" após comparar a oposição ao Velho do Restelo, personagem pessimista de Luís de Caimões que aparece em Os Lusíadas. "Acho que (os velhos do Restelo) são os que olham para trás. Ela devia fazer uma autocrítica", disse o tucano, em evento no instituto que leva seu nome.

Dilma fez a comparação com o personagem anteontem, ao contra-atacar críticas que consideram o governo "leniente" com a inflação. Ontem, FHC fez coro às declarações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) à política econômica atual.

"Tem que fazer (críticas) mesmo. Quem sofre é a população", afirmou FHC. Para o ex-presidente, embora tenha atingido o teto da meta de 6,5% no mês passado, a inflação não está fora de controle e poderia ser administrada com "relativa facilidade".

"Tem que ser uma combinação da política monetária, com a taxa de juros, com uma política fiscal. Tem que ser uma combinação das duas", afirmou Fernando Henrique, Para isso, segundo o tucano, bastaria vontade política. "Esse governo não parece ter essa decisão. Talvez seja obrigado pelas circunstâncias."

Embora tenha reconhecido que "houve muita coisa em que o Brasil avançou" nos dez anos de governo petista, FHC afirmou que, nesse período, "a cultura política, o clientelismo, a corrupção pioraram".

Ao ser questionado sobre a queda da avaliação da presidente Dilma Rousseff, FHC disse ser bem possível que a eleição de 2014 tenha duas votações. "É provável que sim, desde que haja três ou quatro candidatos. Aí a probabilidade é grande."

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: