quinta-feira, 20 de junho de 2013

Eles não nos representam, eles, sim!

Pressão em SP, RJ e BH deu certo. E agora?

As duas maiores capitais brasileiras voltaram atrás e anunciaram reduções nos preços das passagens do transporte público, motivo inicial da onda de protestos que se alastra pelo país. Em São Paulo, após duas semanas de manifestações, a prefeitura e o governo estadual baixaram de R$ 3,20 para R$ 3 as tarifas de metrô, trens e ônibus. No Rio, passagens de metrô, barca, ônibus e trens também serão reduzidas. Em BH, a prefeitura enviará à Câmara Municipal projeto para isentar o transporte coletivo do pagamento de ISS, para baixar as passagens. Resta saber se tudo isso será suficiente para encerrar a mobilização nas ruas.

A infiltração de vândalos e criminosos nos protestos em BH e outras cidades do país é repudiada pelos próprios participantes. Ontem à tarde, no Centro, manifestantes ordeiros vaiaram e chegaram a partir para a briga contra encapuzados que soltavam bombas. E aplaudiram a polícia quando quatro deles foram detidos. Na noite anterior, foram presos 12 acusados de depredações e saques. Segundo a PM, nenhum deles estuda outra batalha e nove tinham ficha criminal inclusive três menores. Eles e outros bandidos deixaram um rastro de quebradeira, roubo, incêndios e pichações, principalmente na Praça Sete e prefeitura. Até o início da noite de ontem, não foram registradas ocorrências de violência durante as manifestações.

Protesto sim, violência não

Maioria dos manifestantes se mobiliza para barrar ataques de vândalos e ajudar Polícia Militar a prendê-los durante protestos

Daniel Camargos e Tiago de Holanda

"Cara limpa, cara limpa", gritaram os manifestantes, ontem, depois que um grupo de vândalos, com os rostos cobertos por camisas, quebrou a vidraça de uma loja de produtos naturais na Avenida Cristóvão Colombo, na Savassi, e furtou potes de suplementos alimentares. O pedido para um protesto sem violência fechou mais um dia de manifestações em Belo Horizonte, marcado pela concentração e passeatas de pelo menos 10 mil pessoas que começaram no início da tarde e terminaram à noite na Praça Sete, se estendendo para o Viaduto Santa Tereza, a Praça da Assembleia e outras regiões.

A Polícia Militar informou que também está atenta à atuação de vândalos durante as manifestações. Na noite de anteontem, por exemplo, 12 pessoas foram presas em flagrante por depredação, sendo nove com ficha criminal. E ontem houve novas prisões de suspeitos de crimes.

Os atos de violência durante os protestos, principalmente de criminosos infiltrados, são uma preocupação crescente de quem está indo às ruas da capital pacificamente por causas diversas. Mesmo sem uma estratégia conjunta para lidar com o problema, a ideia geral é abordar na hora quem pretende ou começa a agredir ou depredar.

Foi o que aconteceu na noite de ontem. Às 20h40, os manifestantes chegaram à Praça da Savassi. Após uma bandeira do Brasil ser pendurada em um poste, a multidão cantava o Hino Nacional, quando vândalos subiram a Cristóvão Colombo, em direção à Avenida do Contorno. Eles colocaram fogo em sacos de lixo na calçada e quebraram a vidraça da loja. Rapidamente, a multidão reagiu gritando: "sem vandalismo".

Além dos apelos, um grupo correu para frente da loja e fez uma corrente humana de braços dados para impedir os saques. Nesse momento, manifestantes e vândalos entraram em confronto, mas, com a chegada de mais gente contrária às depredações, os criminosos fugiram. Quando a polícia chegou foi informada de que ali só havia manifestantes e que os baderneiros haviam corrido. Começou então o apelo da maioria para que outros manifestantes tirassem as camisas e máscaras dos rostos. Por volta de 21h, eles retornaram para a Praça Sete. Exausta pela caminhada, a maioria se sentou no chão e depois se dispersou aos poucos.

Na noite de terça-feira, manifestantes já haviam tentado sem sucesso impedir a ação dos encapuzados, que atacaram a sede da prefeitura, lojas, agências bancárias e ônibus e outros veículos,. prova de que a resistência ao vandalismo e á violência é crescente entre a maioria.

O que se viu ontem nas ruas e praças foi muita gente com os rostos pintados de verde e amarelo, bandeiras do Brasil, diversas reivindicações – do passe livre estudantil à destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para as áreas de educação e saúde e muitos cartazes condenando a violência.

"Vandalismo não me representa", lia-se no cartaz erguido pelo estudante Pedro Cordeiro, de 17. "O pessoal tem um raiva contida da corrupção mais, mas os vândalos não nos ajudam a conseguir as mudanças que queremos. Falta liderança para motivar as pessoas a evitarem esse tipo de coisa", analisa.

Repúdio crescente

A empresária Alice de Faria, de 24, foi para a manifestação acompanhada do marido, o também empresário Hernane Afonso, 26, e dos filhos Rodrigo e Erick, de 6 e 3. Os quatro foram a todas manifestações, desde segunda-feira. "Esses casos de violência são isolados e envolvem pouca gente. Costumam ocorrer mais tarde, quando a maioria já foi embora. O pessoal tenta conter, mas acaba recuando, com medo de se machucar", observa. "Isso acaba ofuscando a beleza do movimento, mas a gente que está na paz vai conseguir passar nossa mensagem", disse a moça.

Emocionados, ela e Hernane choraram quando Erick, sentado nos ombros do rapaz, ergueu um cartaz com a inscrição "Eu mereço um país melhor" e foi ovacionado pela multidão em volta. "Ficamos emocionados. As crianças também têm o direito de lutar", disse Hernane.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: