sábado, 15 de junho de 2013

Eduardo prevê batalha no STF sobre partidos

Governador acredita que depois de votada no Senado, proposta que inibe a criação de novas siglas voltará ao Supremo

ARAXÁ (MG) - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou ontem que o debate na Justiça sobre o projeto que inibe a criação de novos partidos não se encerrará com uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela derrubada da liminar que impede sua tramitação no Congresso. Apontado como um dos nomes para a disputa pela Presidência da República em 2014 contra a presidente Dilma Rousseff (PT) e defensor de criação da sigla de Marina Silva, o Rede, Campos disse que, aprovada a proposta que retira direitos de novas legendas, haverá novo questionamento no STF.

"Decisão da Suprema Corte temos que ter, na democracia, o entendimento que cabe acatar. Mas, ao mesmo tempo, interpretar que, ao longo dos votos, muitos (ministros) deixaram claro que uma coisa é interromper um processo de votação que estava em curso no Senado e outra coisa é o mérito da matéria", disse Campos.

"Ao cabo da votação continua o debate sobre a constituicionalidade, a meu ver. Então, esse assunto deverá voltar ao STF tão logo o Congresso Nacional conclua a votação no Senado", concluiu. Campos falou sobre o assunto ao chegar, junto do governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a um evento com empresários em Araxá, no interior de Minas.

Na quinta-feira, a maioria dos ministros do Supremo votou contra a liminar de Gilmar Mendes que suspendeu a tramitação do projeto de lei que inibe a criação de novas legendas. O pedido de liminar foi feito pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), correligionário de Campos.

Assim como o governador pernambucano, o senador Aécio Neves (MG), nome do PSDB para a disputa presidencial, apoia a criação do Rede Sustentabilidade de Marina Silva. Para integrantes da oposição, quanto mais partidos participarem da disputa contra Dilma, maior a chance de um segundo turno.

Críticas

Eduardo Campos voltou a criticar a sustentação do crescimento econômico no consumo. "Não podemos imaginar que o Brasil vai crescer só pelo consumo. Precisamos entender que a demanda foi importante, mas nós temos que aumentar a oferta de produtos e de infraestrutura", disse. A presidente Dilma Rousseff havia dito que "os pessimistas de plantão tentam minar as esperanças dos brasileiros". Questionado, Campos disse que sempre foi "muito otimista" com o futuro do Brasil.

O pernambucano vai se encontrar com Aécio Neves na próxima semana. "Todas as vezes que o senador vai a Pernambuco ele nos visita", disse.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: