sábado, 15 de junho de 2013

Eduardo Campos aproveita evento para se promover de olho em 2014

Campos sugeriu que o país precisa de uma outra opção, embora, segundo ele, as de PSDB e PT tenham dado certo, cada uma em seu momento histórico específico

Lucas Pavanelli

ARAXÁ- MG) - O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), evita, desde o fim do ano passado, falar sobre sua pré-candidatura à Presidência. E em sua primeira viagem a Minas desde que se tornou presidenciável, não foi diferente. Mesmo assim, essa "indefinição" não o impede de construir seu discurso de "terceira via" para o ano que vem.

Embora tenha dito que antes de falar sobre o processo eleitoral do ano que vem seja preciso "ganhar 2013, que não está nada fácil" e que "vamos discutir 2014 somente em 2014", Campos abre caminho para uma alternativa que não seja nem a oposição do senador Aécio Neves (PSDB), nem a continuidade do governo Dilma Rousseff (PT). Para isso, o pernambucano alterna críticas e afagos ao governo federal e, consequentemente, se aproxima e afasta do senador. Campos sugeriu que o país precisa de uma outra opção, embora, segundo ele, as de PSDB e PT tenham dado certo, cada uma em seu momento histórico específico.

"Nós vivemos três ciclos nos últimos anos: da redemocratização, da estabilidade da moeda e da redução das desigualdades sociais. Tudo isso em sequência foi muito importante para o Brasil. Mas, o que se vê, quando o mundo atravessa a maior crise econômica de sua história, é que estão se procurando caminho para inaugurar em busca de mudanças. Ou seja, há necessidade de novas reformas, de novas pactuações em torno do futuro do país e isso exige um novo pacto social e isso vai exigir um novo pacto político", avaliou Campos. Ainda segundo ele, o "velho pacto político não produzirá as mudanças e alterações que nós precisamos fazer para que o Brasil possa viver anos de expansão econômica como pode viver no passado", sugerindo uma novidade que possa estar por vir.

Campos fez críticas sobre a política tributária e sugeriu um novo pacto federativo, mas disse que continua sendo "otimista com o futuro do Brasil". Em outro momento, disse que a política de consumo do governo federal "não resolve o problema, mas também não atrapalha".

O governador de Pernambuco deve receber o senador Aécio Neves na próxima semana em Pernambuco. O tucano vai começar a percorrer o Nordeste brasileiro a partir da semana que vem, quando comparece à festa junina de Caruaru.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: