quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dilma não pode deixar seu humor ser afetado pelas pesquisas, diz Aécio

Oposição reage aos ataques da presidente, e governistas elogiam governo petista

Maria Lima

BRASÍLIA — Os ataques feitos pela presidente Dilma Rousseff à oposição, na solenidade de lançamento nesta quarta-feira do programa Minha Casa Melhor, provocou um acalorado embate entre governistas e tucanos no Senado. Para reagir aos críticos de sua política econômica, a presidente repetiu a comparação, já feita em outros discursos, com o personagem do pessimista “velho do restelo”, da obra “Os lusíadas”, de Camões. Dando eco aos ataques de Dilma, o ex-líder do PT Humberto Costa (PT-PE) ocupou a tribuna para elogiar o programa e acusar a oposição e setores da grande mídia de fazer terrorismo econômico e político para desgastá-la.

Em resposta, o pré-candidato do PSDB a presidência, Aécio Neves (MG) , ironizou que Dilma está ficando nervosa e perdendo o humor por causa da queda nas pesquisas.

— A presidente não pode deixar seu humor ser afetado pelas pesquisas. É preciso que ela tenha muita serenidade para enfrentar os problemas que são reais e estão afligindo o País. Não deve deixar se impactar tanto só por uma simples pesquisa. Não serão ataques fortuitos e fora do tom à oposição que vão resolver os problemas do descontrole da inflação — respondeu Aécio.

Em sua reação aos críticos, Dilma copiou discurso feito pelo governador Marcelo Déda durante solenidade de inauguração de uma ponte em Sergipe, no inicio do ano. Hoje ela usou novamente o personagem do “velho do restelo” para atacar o pessimismo dos críticos.

— Era um velho que ficava sentado na praia azarando, dizendo que as coisas não iam dar certo e que aquilo era uma manifestação de vã glória, ou seja, vaidade e impulso para o desconhecido e a derrota — afirmou, completando:

— Hoje, o velho do restelo não pode, não deve e, eu asseguro para vocês, não terá a última palavra no Brasil. Esse programa é mais um som contra o velho do restelo.

O discurso de Dilma foi elogiado pelo senador Humberto Costa no plenário do Senado. Além de dizer que o programa lançado era mais uma medida para melhorar a vida dos pobres brasileiros, ele disse que era preciso aproveitar momento para combater aqueles que querem produzir, no Brasil, terrorismo econômico e terrorismo político para tentar desgastar o governo.

— Um governo que não só tem conseguido fazer o país navegar por esses mares revoltos da crise internacional, como também tem feito o Brasil crescer, desenvolver-se, gerar emprego e melhorar a vida do nosso povo. Na verdade, esses vaticínios terroristas não vão abalar a população brasileira — disse Humberto Costa.

Alysio Nunes diz que Dilma vai acabar indo a “aniversário de bonecas”

No embate, o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) respondeu a Humberto Costa que há muito tempo não o chamavam de “terrorista”. Em seguida, ao se referir à comparação de Dilma com o Velho do Restelo, detalhou o contexto do personagem, que , ao assistir a partida das naus rumo ás Índias, sob o comando do grande descobridor português Vasco da Gama, fazia imprecações sobre os perigos da travessia. Aí, o tucano disse que Dilma se colocava erroneamente no lugar do grande navegador.

— Quem dera a Presidente Dilma fosse Vasco da Gama. Vasco da Gama era um homem ousado, um homem audaz, um homem que ousou enfrentar uma navegação “por mares nunca dantes navegados”, na expressão de Camões, sem contar com os instrumentos modernos que permitem orientar a navegação.
Valendo-se apenas dos instrumentos de medição da distância dos astros, ele resolveu abrir a rota de Portugal para as Índias. E teve sucesso.

— A Presidente Dilma, infelizmente, está longe de ser um Vasco da Gama, um homem ousado, que ousou a navegação em mares nunca dantes navegados. Está longe de ter as qualidades de um comandante, do Comandante Vasco da Gama. Ela se contenta a uma navegação de cabotagem: vai de um ponto a outro na costa; às vezes se aventura a uma ilha e, muitas vezes, passa de raspão pelos recifes que bordejam o litoral — disse Aloysio Nunes, que também criticou o excesso de solenidades: — Daqui a pouco vamos ver a presidente indo a aniversário de bonecas

Os senadores da oposição chamaram o programa Minha Casa Melhor de “populista” e “demagógico”. Criticaram também o fato de os recursos serem tirados do FGTS.

— A presidente Dilma continua fazendo cortesia com o chapéu alheio. Já fez isso tirando recursos de estados e municípios. Fez cortesia com o chapéu alheio também ao perdoar a dívida de países africanos. Agora, depois de comprometer os recursos do FGTS com o Minha Casa Minha Vida, utiliza de forma ainda mais crescente os fundos do FGTS com esse novo programa — criticou o senador Álvaro Dias.

Humberto Costa disse que o que tenta se criar é um clima artificial de descontrole da inflação e da economia. Disse que há no País “visões catastróficas”, que preço do tomate caiu , mas ninguém pediu desculpas por isso.

— Se a população olhar para o jornal, ela vai ver a catástrofe iminente, mas, se olhar para a vida, ela vai ver que tem a sua casa; ela vai ver que tem o seu emprego; ela vai ver que seus filhos estão na escola, quando não, muitas vezes, na universidade; ela vai ver que pôde adquirir um automóvel; ela vai ver que pôde cultivar esperança no seu futuro — disse Humberto Costa.

— Acho que o pior dos caminhos é não fazer o diagnóstico correto , o que leva a decisões equivocadas. Os 14% de aumento dos preços não é só um crescimento virtual. A perda da credibilidade externa é fruto da intervenção exagerada na economia. E não é a oposição quem diz que há uma deterioração da economia, são as agências de rating — disse Aécio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: