quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Prioridade é Jarbas", avisa Raul Henry

PMDB x PMDB Senador silencia sobre projeto Lóssio

Gabriela López

Um dia após reunião entre as Executivas nacional e de Pernambuco do PMDB com o objetivo de discutir estratégias para a eleição de 2014, o deputado federal Raul Henry saiu em defesa da candidatura à reeleição do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), o que, para ele, "exclui" uma candidatura própria do partido ao governo do Estado, como deseja o comando nacional.

"O caminho mais natural do PMDB é Jarbas participar de uma chapa como candidato à reeleição. O próprio Valdir Raupp (senador de Rondônia e presidente nacional da sigla) disse que, se Jarbas quiser ser candidato a senador novamente, ele é a maior prioridade", relatou. "Eu acho que o PMDB deve buscar uma ampla aliança e deve ser com o PSB", completou Henry, ao ser questionado qual deve ser a posição da legenda, caso não lance um nome próprio ao governo do Estado.

Ao mesmo tempo, o deputado tentou desfazer um aparente mal-estar entre jarbistas e o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, um dos poucos que defendem o apoio do PMDB local à presidente Dilma Rousseff (PT), na disputa pelo Palácio do Planalto. Ligado ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), e apoiado pela Executiva nacional para ser candidato a governador de Pernambuco, Lóssio destacou, em entrevista após a reunião, a importância de se ter "coerência partidária", lembrando que o comando nacional deseja ir às urnas no mesmo palanque da petista.

"Lóssio disse, de forma elegante e respeitosa, que, se Jarbas for candidato ao Senado, ele se sentiria contemplado. Se eu tiver participando de uma chapa majoritária, ele se sente contemplado", contou Raul Henry.

Já o senador Jarbas silenciou. Por meio da assessoria de imprensa, informou que "não vai se pronunciar sobre a reunião nem sobre as declarações de Lóssio".

Lideranças locais ligadas ao senador também se empenharam em negar as informações divulgadas na imprensa de que Valdir Raupp pressionou o comando estadual a apoiar Dilma, em detrimento da possível candidatura do governador Eduardo Campos (PSB).

"Foi uma reunião cordial. O presidente nacional deixou claro que era uma atividade da rotina do partido e que ele está se reunindo com as Executivas de todos os Estados. Temos contradições claras com o PT em Pernambuco e o PMDB nacional sempre respeitou as conjunturas locais", destacou Raul Henry.

O presidente estadual, Dorany Sampaio, afirmou que sequer foi discutido se o candidato apoiado pelo PMDB em Pernambuco será Dilma ou Eduardo. "Até porque nem se sabe se o governador será candidato".

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: