sábado, 25 de maio de 2013

Partido de Marina precisa obter cem mil assinaturas

Determinada a criar um novo partido e sair candidata novamente à Presidência da República, a ex-senadora Marina Silva anunciou ontem as metas na sua corrida para obter as assinaturas requeridas para formalizar a Rede, sua nova sigla: 550 mil apoios até o fim de junho. Marina esteve ontem palestrando sobre Desafios do Desenvolvimento Sustentável em Bento Gonçalves.

Em três meses já foram obtidas cerca de 400 mil assinaturas. Para que o partido consiga o registro, são necessárias 500 mil até setembro.

A presidenciável evitou falar de uma nova candidatura ao Planalto. Disse ser contra a antecipação do debate eleitoral e declarou que a discussão sobre sua chapa será feita em 2014.

Ela classificou de casuística a lei que inibe a criação de novos partidos. O projeto, já aprovado pela Câmara e dependendo de votação no Senado, teve a tramitação suspensa por liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

– Estão prejudicando a formação de novos partidos, após terem favorecido a formação do partido do ex-prefeito Gilberto Kassab (o PSD). E se não foi feito o impedimento para um partido que vai participar das eleições de 2014, para que criar impedimentos numa mesma legislatura para os novos partidos? Não dá para achar que é uma coisa pessoal, mas eu vejo como um ataque à democracia – definiu.

A ex-senadora conversa na segunda-feira com o governador Tarso Genro. Disse que não pretende constrangê-lo a assinar apoio à Rede. Ressaltou, porém, que existem pessoas de diferentes partidos que têm uma visão democrática e estão assinando.

– Não sei se o governador tomará a iniciativa de fazê-lo, fica a seu critério – sintetizou.

Marina passará o fim de semana no Estado. Na manhã de domingo, faz caminhada no brique da Redenção e, à tarde, participa de plenária na Câmara de Vereadores.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: