terça-feira, 21 de maio de 2013

Para tucanos, candidatura de Aécio ainda não é fato consumado

Falta de apoio de Serra durante convenção prejudicou consolidação

Júnia Gama

BRASÍLIA A convenção que sagrou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) presidente do PSDB, no fim de semana, não foi ainda definitiva para unificar os tucanos em torno da candidatura do mineiro à eleição presidencial no próximo ano, segundo avaliação de parlamentares aliados de Aécio.

O comportamento do principal adversário interno de Aécio, o ex-governador de São Paulo, José Serra, que evitou emitir qualquer apoio ao senador no evento, manteve o partido em meio a incertezas sobre 2014.

Reservadamente, tucanos e dirigentes de partidos que apoiam o PSDB afirmam que a unificação em torno à candidatura de Aécio ainda está longe de ser realidade, e que a postura de Serra na convenção não contribuiu para a consolidação interna do nome do senador mineiro. Esses aliados dizem também que Aécio ainda tem de convencer sobre sua viabilidade como candidato.

O senador paulista Aloysio Nunes, líder do PSDB no Senado, argumentou que a convenção não tinha como objetivo tratar de 2014, mas apenas a nova composição da Executiva. Por esse motivo, Serra não teria se referido a Aécio como candidato. Aloysio também deu a entender que é cedo para cravar se o mineiro vai concorrer.

- O senador Aécio tem todas as condições de preparar o partido para 2014. Sendo ele o candidato, será um excelente nome e melhor ainda presidente da República. Mas o próprio Aécio não se coloca como candidato. Ele acha que é hora de fortalecer o partido. Existem dificuldades do PSDB em vários estados e há todo um trabalho a ser feito até a convenção do ano que vem - disse Aloysio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: