terça-feira, 28 de maio de 2013

Para FH, no governo Lula política retrocedeu à República Velha

Ex-presidente tucano disse ainda que não participa de eleição porque não tem perfil de “agitador político”

Silvia Amorim

SÃO PAULO — O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda-feira que a política brasileira retrocedeu aos tempos da República Velha no governo Lula. O líder tucano fez a afirmação ao comentar declaração do advogado indicado a ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Roberto Barroso de que o mensalão condenou a forma como os últimos governos fizeram política no país.

— Eu concordo com ele. Nossas práticas políticas são erradas, deformadas. Isso independe do presidente. Isso vem de muitos anos. Na verdade, houve uma regressão, principalmente no governo do presidente Lula, para a República Velha. Nós hoje temos governo e oposição. Não há mais o que chamar de presidencialismo de coalizão. Não há coalizão. Há dois lados só. Não é um bom sistema — disse o tucano.

FH afirmou também que não faz o perfil de "agitador político" para participar de eleições depois de deixar a Presidência da República.

— Eu nunca participei diretamente de eleição desde que deixei a Presidência. Eu acho que não é o meu papel ser agitador político. Tem gente que gosta, O Lula gosta. É da alma dele. Não é da minha. Cada um tem seu estilo.

O ex-presidente foi homenageado nesta manhã na comemoração de 80 anos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da qual foi ex-presidente do Conselho Superior.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: