quinta-feira, 9 de maio de 2013

OPINIÃO DO DIA – Conferência Caio Prado Jr.: construir a esquerda democrática

Imperioso reconhecer que neste novo período da vida brasileira, inaugurado com a carta de 1988, infelizmente não tivemos nem temos uma esquerda dotada de agenda positiva para o conjunto do país., simultaneamente vocacionada para a luta e para o governo, enraizada capilarmente na sociedade, expressando suas demandas e reivindicações , mas em permanente ação de educação política, gerando cidadãs e cidadãos responsáveis, éticos e ciosos dos seus direitos e deveres. E também antenada com o seu entorno no continente e com o mundo em seu conjunto.

Este é o primeiro passo e que outros mais sejam dados em busca da construção de uma esquerda democrática capaz de estimular uma nova forma de fazer política e de criar uma nova perspectiva para o país. É isso o que o povo brasileiro merece e precisa.

Cf. Conferência Caio Prado Jr, “Declaração final da Conferência Caio Prado Jr.”, in O que é ser esquerda hoje?, org. Francisco Inácio Almeida, edits. Contraponto e Fundação A. Pereira, Rio de Janeiro-Brasília, 2013, p.298.

Nenhum comentário: