quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ministro deve explicar apuração sobre Rose

Governistas cochilam e Gilberto Carvalho é convidado por comissão do Senado

Júnia Gama, Luiza Damé

BRASÍLIA - A Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado aprovou ontem um convite para que o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, preste esclarecimentos a respeito de denúncias de que a pasta que comanda teria conduzido investigação paralela à sindicância realizada pela Casa Civil sobre a atuação de Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo. O ministro não é obrigado a comparecer.

O requerimento solicitando o depoimento do ministro foi apresentado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e aprovado por cinco dos oito parlamentares presentes à sessão, devido a um cochilo da base governista.

De acordo com o pedido, o ministro terá de dar explicações sobre a suposta interferência, a pedido da presidente Dilma Rousseff, na apuração conduzida pela Casa Civil, conforme reportagem publicada pela revista "Veja" há duas semanas.

Gilberto contesta denúncia

Gilberto Carvalho disse, por meio da assessoria de imprensa, que considera "natural e democrático" o Congresso pedir esclarecimentos aos ministros de Estado. Afirmou ainda que será uma oportunidade boa para "esclarecer diversas informações falsas e interpretações equivocadas decorrentes da matéria da revista "Veja"".

Segundo a publicação, a Secretaria Geral da Presidência teria solicitado documentos levantados pela Casa Civil e tentado interferir na sindicância interna. Rosemary Noronha, amiga próxima do ex-presidente Lula, foi afastada do escritório após a deflagração da Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Ela é acusada de usar o cargo para tráfico de influência e enriquecimento ilícito.

- É um convite, mas tenho certeza de que ele irá comparecer. Seria, no mínimo, descortês com os senadores recusar um convite para explicar essas denúncias - afirmou Aloysio Nunes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: