quinta-feira, 23 de maio de 2013

Jarbas defende Barbosa contra críticas de Renan

Declaração de presidente do STF sobre políticos e partidos "é o que o povo pensa", diz senador

BRASÍLIA e WASHINGTON - O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) foi ontem à tribuna do Senado se solidarizar com o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, em função da reação de parlamentares da Câmara e do Senado contra declarações dadas pelo ministro em palestra a estudantes de Direito, semana passada.

Na ocasião, Barbosa disse que o Congresso é submisso ao Executivo e ineficiente, e que os partidos "são de mentirinha". Jarbas chamou de infelizes as declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que as críticas de Barbosa não colaboram para o fortalecimento das instituições democráticas.

- Eu discordo frontalmente da declaração infeliz (de Renan) e acho que a declaração é verdadeira, é o que o povo pensa, o que o povo acha e o que o povo tem dito, reiteradamente, com relação à classe política, aos partidos e a essas duas Casas Legislativas que integram o Congresso - disse Jarbas, no discurso.

O senador citou a abordagem da polêmica feita pelos colunistas Ancelmo Gois, do GLOBO, e Dora Kramer, de "O Estado de S. Paulo". "Neste caso, o presidente do Supremo tem razão. Um sistema partidário com dezenas de partidos, quase todos inodoros, insípidos, assexuados, sem ideias ou ideologia, é ou não é de mentirinha? Cartas para a Redação", diz a nota de Ancelmo lida por Jarbas, da tribuna.

- Por curiosidade, este orador foi olhar no jornal, que publica de 20 a 30 cartas na edição de hoje (ontem) e, dessas, 13 são de aplausos, de concordância e de reverência à figura de Joaquim Barbosa - disse Jarbas. - Será que quem mentiu foi Barbosa? Claro que não!

Em Washington, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), disse ontem que os partidos refletem tanto as virtudes quanto os defeitos da população e que siglas como PMDB, PT e PDT "têm profundas raízes no sentimento e na consciência do povo brasileiro". Questionado se Barbosa estaria apostando no tensionamento da relação entre os dois poderes, Alves disse crer que Barbosa "não teria a ousadia, não cometeria este equívoco", embora tenha considerado a declaração de Barbosa "diferenciada".

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: