sábado, 4 de maio de 2013

Dilma e Aécio dividem palanque e café

Em feira no interior de Minas, presidente e tucano evitam confronto e encontram Lula

Ezequiel Fagundes e Maria Lima

UBERABA (MG) O encontro em Uberaba (MG) do tucano Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência no ano que vem, com a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, foi cercado de cuidados para evitar um clima de confronto ou qualquer saia-justa. Coube ao governador Antonio Anastasia, do PSDB, fazer as honras de anfitrião, buscar a presidente no aeroporto e levá-la ao local da abertura da 79ª Expozebu. O tucano esperou a presidente na entrada do palanque. Eles se abraçaram, trocaram beijos e falaram por alguns instantes. Como não teria direito a fala ou réplica em caso de alguma alfinetada, o senador tucano não acompanhou o discurso da presidente e deixou o local antes que ela começasse a falar. O ex-presidente Lula, que já estava na cidade desde a véspera, também não apareceu no palanque.

Em dezembro último, durante a reinauguração do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, os prováveis adversários se encontraram em clima de animosidade. Trocaram apenas um cumprimento formal e não se falaram mais. No feriado do 1º de Maio, Aécio atacou duramente o governo e atribuiu a Dilma leniência no combate à inflação.

Cafezinho a três

Antes de subir ao palanque montado no parque de exposições, Dilma percorreu parte das instalações ao lado de Anastasia e dos ministros Aldo Rebelo (Esporte), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Aloizio Mercadante (Educação) e Antônio Andrade (Agricultura). Depois, em tom de campanha, fez promessas para o público presente, formado em sua maioria por fazendeiros. Anunciou a criação de um plano para o setor, denominado de Safra, que prevê novas linhas de crédito e financiamento. Para o prefeito da cidade, o peemedebista Paulo Piau, a petista garantiu recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) para construir o Anel Rodoviário de Uberaba, uma das principais demandas da cidade.

Depois da abertura oficial da exposição agropecuária, todos eram convidados do pecuarista Jonas Barcellos para uma tradicional feijoada na Fazenda Mata Velha, a cerca de 30 km do centro de Uberaba. Mas Aécio evitou dividir a mesa com Dilma. Ao deixar o parque de exposições, ele foi para outra fazenda, do amigo e pecuarista Mário Franco, onde permaneceu até por volta das 15h, horário previsto para a presidente embarcar para Brasília. Dilma, no entanto, esticou sua permanência na feijoada, e Aécio voltou a encontrá-la, ainda a tempo de tomar um café com a presidente e com Lula, em local reservado na sede da fazenda. Os três, mais dona Marisa e o anfitrião, conversaram por cerca de cinco minutos, mas evitaram o tema eleição, segundo relatos.

Para descontrair o ambiente, Aécio brincou com Lula, dizendo que o ex-presidente tinha rodado o Brasil inteiro, mas o melhor café que ele provara certamente era aquele cafezinho mineiro. Falaram da festa e da exposição agropecuária, e elogiaram o anfitrião.

- Foi uma conversa carinhosa. Não houve conversa política. Lula e Dilma foram muito atenciosos - contou Aécio Neves.

Lula chegou a Uberaba na quinta-feira e ficou hospedado na fazenda de Jonas Barcellos, pouso antigo de tucanos e ex-pefelistas como Jorge Bornhausen. Os convidados especiais foram recepcionados na sede da fazenda. Do lado de fora, a festa para mais de mil pessoas aconteceu em uma tenda instalada com luxo. A feijoada foi animada pela cantora paraense Gaby Amarantos.

Dilma e Lula ficaram dentro da sede a maior parte do tempo. Quando a presidente saiu para dar uma rápida volta entre os convidados, foi acompanhada pela ex-primeira-dama Marisa Letícia, enquanto Lula continuava dentro da casa. Só mais tarde, quando Dilma já tinha embarcado de volta para Brasília, ele deu uma voltinha rápida na festa. Não disputou as atenções com ela.

Na véspera, o acontecimento político ocorreu durante jantar para tucanos e Gilberto Kassab na casa do deputado Marcos Montes (PSD-MG), ex-prefeito de Uberaba. Estavam lá Aécio, Anastasia, o presidente do PSDB mineiro, Marcus Pestana, e outros parlamentares. Ontem, ao encontrar com Montes, Jonas Barcellos brincou com o ex-prefeito:

- Quase que eu levei Lula lá no seu jantar ontem!

- Ainda bem que você não levou, se não, aquilo lá ia explodir - respondeu Montes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: