quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aécio se apresenta ao eleitorado na televisão

Em 3 filmetes, tucano fala de sua trajetória, de governos do PSDB e da volta da inflação

BRASÍLIA e SÃO PAULO - O novo presidente do PSDB e pré-candidato do partido à Presidência, Aécio Neves, estreou ontem uma série de inserções televisivas de 30 segundos em horário nobre, nas quais se apresenta ao eleitor de forma descontraída, trajando blazer, sem gravata e, depois, apenas de camisa social branca. Nos três filmetes que foram ao ar ontem, Aécio exibiu sua trajetória política, exaltou boas experiências dos oito estados governados por tucanos e falou da ameaça da volta da inflação.

Os filmetes, produzidos pelo marqueteiro Renato Pereira, foram baseados em cinco mil entrevistas com eleitores das classes C e D nos grandes centros metropolitanos. Aécio usa linguagem direta e simples, e convida o eleitor para conversar.

"Entrei na vida pública vendo brasileiros de todas as crenças conquistando a liberdade... Agora, como presidente do PSDB, quero conversar com você", diz Aécio em uma das inserções. Em outra, ele fala do modo de governar dos tucanos e chama o eleitor: "E, se você também acredita que a gente pode cuidar melhor do Brasil, vamos conversar".

No terceiro filmete, Aécio fala da ameaça da inflação, exaltando o Plano Real: "Para evitar que a inflação volte de vez, a primeira coisa a fazer é equilibrar as contas do governo, é ter foco na gestão. Hoje o governo federal gasta mais do que arrecada... Eu sou Aécio Neves. E, para o PSDB, a hora é de tolerância zero com a inflação."

Desconhecido do grande público brasileiro, Aécio tem sua trajetória apresentada em legendas que aparecem enquanto fala: chegou aos 41 anos à presidência da Câmara e governou Minas por duas vezes, de onde saiu com 92% de aprovação. Serão 40 inserções até o dia 30, quando será veiculado um programa maior, de dez minutos.

Para se tornar mais conhecido em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Aécio começa em junho um esforço para conquistar apoio popular e político no estado. A agenda que o PSDB prepara para Aécio em território paulista vai em duas frentes: caravanas aos principais colégios eleitorais do estado, coordenadas por deputados ligados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), e encontros com empresários e intelectuais, articulados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Diálogos com São Paulo"

Na frente política, as caravanas devem alcançar as principais cidades do estado, como Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos, além da capital, dentro do programa chamado de Diálogos com São Paulo. Aécio já decidiu que a série de viagens pelo Brasil como presidente nacional do PSDB começará exatamente por São Paulo, considerado prioritário em sua estratégia.

Amanhã à noite, Aécio estará em São Paulo para participar do "Programa do Ratinho", no SBT, e aproveita para iniciar a discussão com os tucanos paulistas sobre o programa de viagens ao estado. Havia uma pré-agenda de eventos que agora será refeita pelo recém-eleito presidente do diretório estadual, deputado Duarte Nogueira, ligado tanto a Alckmin quanto ao ex-governador José Serra.

- Vou conversar com Aécio para ver a disponibilidade de ele participar das reuniões como presidente nacional do partido. Ele já está convidado para todos os encontros regionais. E deve comparecer aos que entender que deve participar. Quem diz que ele tem resistências em São Paulo está fazendo fofocas ou não conhece São Paulo. Ele é o nosso candidato a presidente - disse Duarte Nogueira.

Aécio já se reuniu com alguns empresários paulistas e nos próximos meses prosseguirá com os encontros.

- Aécio quer saber o que todos pensam. Fernando Henrique disse que agora é hora de ouvir e não de falar, e é isso que o senador irá fazer em suas viagens pelo Brasil - disse uma fonte do PSDB nacional.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: