quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aécio quer que Dilma peça desculpa em cadeia nacional sobre Bolsa Família


Ela disse ter havido um ato criminoso e desumano e está na obrigação de pedir desculpas também pela omissão da Caixa’, disse


Maria Lima

BRASÍLIA — Ao comandar pela primeira vez como presidente do partido a Executiva Nacional do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) anunciou nesta terça-feira que a oposição, acusada “levianamente” de ter difundido boatos na confusão do Bolsa Família, não se dará por satisfeita com as desculpas embaraçadas do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Ele exigiu que a presidente Dilma Rousseff, que qualificou os boatos de “criminosos e desumanos”, convoque uma cadeia de rádio de televisão para também pedir desculpas à Nação. Aécio também informou que o PSDB e o DEM estão recorrendo ao Ministério Público e ao Banco Central para participar das investigações sobre as ações da CEF que estão em andamento pela Polícia Federal, mas ainda sem um eixo consistente.

— Nós fomos acusados de forma irresponsável e leviana por uma ministra de Estado. A presidente Dilma, que gosta tanto de uma cadeia de rádio e TV, poderia convocar uma para, de público, pedir desculpas pelas acusações injustas. Ela disse ter havido um ato criminoso e desumano e está na obrigação de pedir desculpas também pela omissão da Caixa. Não aceitamos as desculpas embaraçadas do senhor Jorge Hereda — disse Aécio.

O novo presidente do PSDB e pré-candidato a presidente disse que esse é mais um caso em que um banco oficial é usado para atender a interesses de um governo, deixando de lado os interesses nacionais. Ele citou o caso, também, de diretores do Banco do Brasil condenados por usar recursos da instituição para comprar ingressos de um almoço de adesão organizado pelo ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

— Mais uma vez a lógica petista se repete. Uma instituição pública servindo a interesses de um governo — completou.

Central de boatos

Aécio não quis vincular os tumultos envolvendo o Bolsa Família, no sábado, no mesmo dia em que o PSDB realizava sua convenção nacional para elegê-lo novo presidente da sigla.

— O que fica claro é que houve uma ação descoordenada de dirigentes da Caixa e os erros não foram assumidos. E as desencontradas versões oficiais ficam cada vez mais desacreditadas. Mas o PSDB estará cada vez mais vigilante de todas as ações do governo nesta nova fase — disse Aécio.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), relatou o encontro com delegados da Policia Federal, nesta manhã, sem nenhum resultado mais concreto que aponte para a responsabilização de uma eventual central de boatos. Ele exigiu que a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, retorne das férias, na Disney, para dar explicações sobre a confusão na Câmara.

— Assim que ela volte da Disney! Ela que me perdoe, mas o momento não é para Pateta ou Mickey. A coisa é muito mais séria. Se já tinha programado a viagem de férias, que cancele — disse Carlos Sampaio.

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), chamou a confusão de versões do presidente Jorge Hereda e do governo de “autêntica pataquada”.

— É uma comédia de erros. O que aconteceu foi um verdadeiro bullying com milhares de beneficiários do Bolsa Família. Agora querem remeter a culpa sabe-se lá a quem — disse Aloysio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: