quinta-feira, 4 de abril de 2013

Uma chapa sobre a mesa

Em almoço na próxima terça-feira, tucanos terão no cardápio a sugestão de uma dobradinha entre Alberto Pinto Coelho e Dinis Pinheiro para disputar o governo

Juliana Cipriani

Uma articulação com origem no Legislativo estadual pode ser o caminho para formar em Minas um palanque que dê sustentação a uma eventual candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à Presidência em 2014. A solução viria de uma dobradinha entre o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e seu antecessor no cargo, o hoje vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP), que se juntariam para formar uma chapa ao governo. Costurado nos bastidores entre os tucanos, o acordo começará a ganhar forma em um almoço da bancada do PSDB na terça-feira, convocado por Dinis. O partido quer se organizar para levar a ideia aos delegados na convenção partidária em 27 de abril.

No encontro, será apresentada a tese de união dos dois últimos chefes do Legislativo, que teria os contornos finalizados somente depois que pesquisas internas indicassem a viabilidade eleitoral de Dinis e Alberto. Um dos emissários tucanos adianta, porém, que as conversas caminham no sentido de Pinto Coelho ser o candidato e, na eleição seguinte, bancar a candidatura de Dinis para sua sucessão. Isso porque o vice-governador deve assumir o comando do governo já no início do ano que vem, para que o governador Anastasia (PSDB), deixe o cargo para concorrer ao Senado. Com isso não poderia tentar mais um mandato, já que, caso as urnas o avalizassem, seria reeleito.

A ordem no PSDB é colocar o pé no acelerador. Em reunião na segunda-feira os dirigentes e parlamentares colocaram a necessidade de fazer uma contraofensiva, alegando que o ministro Fernando Pimentel, provável candidato do PT ao governo, já está se movimentando no estado.

A chapa entre PP e PSDB faria parte de um acordo nacional. As conversas envolvem os senadores Aécio e Francisco Dornelles (RJ), presidente do PP, para garantir o apoio da legenda a uma candidatura do tucano à Presidência.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: