segunda-feira, 1 de abril de 2013

PSB tenta obrigar prefeito de BH a dar palanque a Campos

Legenda busca convencer Marcio Lacerda, do partido, a candidatar-se ao governo, mas ele tende a apoiar Aécio

Deputado torna-se 'plano b' para concorrer ao Palácio da Liberdade

Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE - Líder mais importante do PSB em Minas Gerais, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, vive uma espécie de beco sem saída em relação aos arranjos para 2014.

Pressionado pelo partido a disputar o governo mineiro e dar palanque a Eduardo Campos na disputa presidencial, Lacerda tende a apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) ao Planalto, dizem interlocutores do prefeito.

O argumento é simples: foi o grupo político de Aécio que sustentou sua reeleição na capital mineira.

Lacerda comanda uma das principais vitrines do PSB. É o principal nome do partido em Minas, segundo colégio eleitoral, atrás de São Paulo.

Na posse, Lacerda descreveu o tucano como "líder maior" de sua campanha. Seu novo secretariado também dá a dimensão da ligação com o PSDB: dos 32 cargos de primeiro escalão divididos por 13 partidos, sete ficaram com tucanos e cinco, para o PSB.

Palanque

O PSB nacional não desistiu de convencer Lacerda a ser candidato e dar palanque ao governador de Pernambuco, presidente do PSB, em Minas.

Campos não abrirá mão de insistir nesse arranjo, embora já cogite até a candidatura do deputado federal Júlio Delgado (PSB) -também muito ligado a Aécio.

Lacerda tem refutado a corrida ao Palácio da Liberdade.

Ele deixa, contudo, uma porta aberta à candidatura em caso de uma confluência entre Campos e Aécio.

Para Delgado, o fato de Campos querer um palanque robusto em Minas deve ser compreendido por Aécio: "Da mesma maneira, o Aécio vai querer ter voto em Pernambuco e no Nordeste".

O que mais incomoda o prefeito de Belo Horizonte é o fato de tentar há 45 dias uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

Ele transmite a ideia de que esse "gelo" poderá influir em sua decisão. Até junho, Lacerda era tratado por Dilma como "melhor prefeito de capitais". A relação mudou quando ele rompeu com o PT e ficou só com Aécio.

A única certeza de Campos em Minas até agora é que o comando do PSB vai mudar, porque o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, atual presidente regional da sigla, trabalhará para reeleger Dilma.

Sem relação com Lacerda e Delgado, Walfrido não esconde ser amigo do ex-presidente Lula, com quem tem encontros frequentes.

Tanto ele como o PSB nacional já falam na mudança do comando, em abril. Delgado é o mais cotado.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: