quinta-feira, 18 de abril de 2013

PPS e PMN se unem e dão origem a uma nova força política no país: a Mobilização Democrática

Por: Assessoria do PPS

Diretório Nacional será compartilhado entre dirigentes dos dois partidos fundadores. Documentação da sigla já foi encaminhada ao cartório e para publicação no Diário Oficial da União.

O PPS e o PMN oficializaram nesta quarta-feira (17), em ato político conjunto, a fusão dos dois partidos, que agora passam a se chamar Mobilização Democrática (MD). A decisão foi tomada em congressos extraordinários, realizados em Brasília. A Mobilização Democrática, que utilizará o número 33, nasce na oposição ao governo federal e já trabalha para a construção de um projeto alternativo para o Brasil em 2014. Juntas, as duas forças políticas somam 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores. São 683.420 filiados em todo o país.

O presidente da Mobilização Democrática, eleito por unanimidade, será o deputado federal Roberto Freire (SP), que comandava o PPS. A vice-presidência do partido será ocupada por Telma Ribeiro, ex-presidente em exercício do PMN. Já a secretaria geral da legenda fica com o deputado federal Rubens Bueno (PR), que continuará como líder da nova legenda. A secretaria executiva será exercida por Telma Zaira. Já o tesoureiro será Lucas Albano, oriundo do PMN. Regis Cavalcante, do PPS, ocupa o posto de 1º tesoureiro. O diretório será composto por 125 titulares e 55 suplentes. Ficam em aberto 24 vagas de titulares e 22 de suplentes para que sejam preenchidas por lideranças que eventualmente vierem integrar a nova força política.


Para Freire, a MD vai ampliar a capilaridade do PPS e do PMN. Na avaliação dele, o surgimento do novo partido preocupa o governo e seus aliados. “O governo deve ter mais informações do que nós sobre o que esta fusão pode render porque está aperreado; o governo está muito aperreado”, disse, antes da votação do programa, do estatuto e do manifesto da MD. Segundo ele, o Planalto não esperava que PPS e PMN se fundissem abrindo uma janela para abrigar descontentes de partidos de oposição e até da base.

Roberto Freire comparou com o Pacote de Abril, da ditadura militar, a manobra do governo para impedir que deputados que decidam migrar para novos partidos levem consigo o tempo de TV e o fundo partidário. Ele disse que, naquela época a oposição reagiu rapidamente. “Tancredo voltou para o PMDB do Doutor Ulysses, o PDT de Brizola só lançou candidato onde tinha possibilidade de ganhar. Temos essa história a nos nortear e precisamos da fusão para unir forças para 2014”.

Reforços

O secretário-geral da MD e líder do partido na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), disse que o PT e o governo não impedirão, de nenhuma maneira, o surgimento de novas forças políticas no país. “Esse governo não vai ganhar a eleição de 2014 por WO. Com esse novo partido a oposição se fortalece para 2014”. Sobre os reforços que o novo partido vai ganhar, com a possível adesão de parlamentares e prefeitos, Bueno disse que as manifestações de interesse são surpreendentes. “De hoje para amanhã, teremos boas novidades. A porta está aberta para todos aqueles que tenham uma sintonia fina com essa linha de oposição”, disse Bueno.

Já a vice-presidente da MD, Telma Ribeiro, afirmou que o trabalho dela nessa nova força política será dedicado à mobilização do partido em todo o país. "Meu trabalho será o trabalho de formiguinha. A parte de articulação política fica com o Roberto Freire", disse.

Logo após a oficialização da fusão, os dirigentes da MD iniciaram o processo de registro da legenda em cartório, com toda a documentação necessária, como determina a legislação eleitoral.

Participaram dos congressos de fusão mais de 100 delegados de todos os estados e do Distrito Federal, além dos deputados federais do novo partido.

Fonte: Portal do PPS

Nenhum comentário: