terça-feira, 23 de abril de 2013

Oposição pede cópia de relatório sobre Rosemary

Casa Civil apurou denúncias contra ex-chefe de gabinete da Presidência em SP

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA - A oposição cumpriu a promessa feita no fim de semana e pediu ontem à Casa Civil uma cópia da sindicância que apurou denúncias envolvendo a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, indiciada pela Polícia Federal por formação de quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência em todas as instâncias governamentais para obter benefícios financeiros. O requerimento foi protocolado pelo líder da Mobilização Democrática (MD), deputado Rubens Bueno (PR), segundo nota do partido.

A sindicância, aberta por decisão da Casa Civil e realizada em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), comprovou, segundo reportagem da revista "Veja" desta semana, que Rosemary recebia vantagens como ex-assessora de Lula. O documento, segundo a "Veja", cita tratamento especial dado a Rosemary durante viagem particular a Roma. Na ocasião, ela e o marido ficaram hospedados na embaixada brasileira, localizada na Piazza Navona, um dos mais luxuosos endereços de Roma.

Bueno também sugeriu ao governo que o documento seja anexado ao relatório do inquérito da Polícia Federal, que foi remetido à 5ª Vara da Justiça Federal de São Paulo.

- É importante que todos tenham acesso, inclusive os membros do Congresso , à essa investigação, para que sejam desvendados os desmandos e esquema dessa quadrilha que se instalou no seio do governo - disse Bueno.

Tráfico de influência

Na véspera, Bueno e demais integrantes da oposição avisaram que cobrariam detalhes do governo sobre o assunto.

Segundo a revista, a sindicância apontou irregularidades e mapeou uma rede de favores e tráfico de influência exercido por Rosemary quando ela chefiava o escritório da Presidência em São Paulo. A apuração determinada pela Casa Civil teria rastreado anormalidades na evolução patrimonial da acusada e recomendado que ela seja investigada por enriquecimento ilícito.

A oposição teme afirma temer que o governo se atenha ao episódio em que Rosemary se hospedou na embaixada, e deixe de investigar fatos mais graves que comprovem o tráfico de influência exercido por ela. O Palácio do Planalto e o Itamaraty, até o momento, não comentaram o teor do relatório da Casa Civil.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: