terça-feira, 23 de abril de 2013

OPINIÃO DO DIA – Armênio Guedes: As eleições como um grande campo para potencializar a resistência à ditadura

O momento mais duro do regime de 1964, quando as oposições se encontravam reprimidas e dispersas, e a política era considerada impotente para derrotar a ditadura, Armênio Guedes escrevia na Resolução de março 1970 do PCB da antiga Guanabara a seguinte passagem sobre as dificílimas eleições daquele ano:

"As correntes de oposição – e, claro, entre elas, o nosso Partido – têm, com as eleições, um grande campo para potencializar a resistência à ditadura. Nada nos leva a crer que as próximas eleições, cercadas como estão pelas medidas coercitivas da ditadura, possam ser decisivas para a liquidação do regime – é uma advertência que não podemos deixar
de fazer.

Mas não tenhamos dúvidas de que elas vão concorrer, e muito, para a nova crise em gestação. Daí a sua importância para a oposição. Ninguém pode dizer, com segurança, o resultado de uma nova crise, se haverá alguma abertura (não entramos aqui na discussão sobre a extensão de tal abertura, mas consideramos apenas que o alargamento da faixa das liberdades, por menor que seja, ajuda a organizar a resistência ao avanço do fascismo), ou se serão ampliadas as medidas repressivas, com novas restrições às já quase inexistentes liberdades civis

O que não se pode é ficar à margem, acatar o desejo do General-Presidente. Isto é, participar das eleições sem contestar o regime.

A oposição, particularmente as forças de esquerda e o nosso Partido, não pode, como quer o atual Presidente, permitir que a opinião pública, em hipótese alguma, seja confundida a ponto de admitir as medidas repressoras do regime como necessárias à defesa da democracia.

O regime de abril, por sua essência de classe (serviçal das velhas classes dominantes, do imperialismo, etc.), por suas vinculações antinacionais e por sua ideologia reacionária, pode, tranqüilamente, ser classificado como de tipo fascista."

Cf. O marxismo político de Armênio Guedes, Editora Contraponto e Fundação Astrojildo Pereira, Rio de Janeiro/Brasília, dezembro de 2012.

Nenhum comentário: