domingo, 21 de abril de 2013

O 21 de Abril deve ganhar tom político em discursos

Evento terá presença de Aécio, que não participou das últimas edições

Gustavo Prado

Aécio afirma que quer "diálogo mais próximo com a sociedade"

O evento para a entrega da Medalha da Inconfidência, hoje, em Ouro Preto, deverá ser marcado pelo tom político nos discursos. Além da presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, grande homenageado e orador oficial da cerimônia, o senador mineiro e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) também vai participar, ao lado do governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB).

Aécio quer implementar, desde agora, o "diálogo mais próximo com a sociedade", pregado por ele como principal ação para este ano. "Assumirei o partido provavelmente agora, no dia 19, e vamos construir a nossa estratégia de conversar com a sociedade". Para o ex-governador, que não participava da solenidade em comemoração ao dia 21 de Abril há anos, as alianças serão consequência da apresentação do projeto do PSDB para o país.

"Acredito que há uma possibilidade grande de termos ao nosso lado várias forças políticas, inclusive algumas que hoje estão na base de sustentação do governo", afirmou o tucano. Aécio aproveita, também, para cumprir mais agendas no Estado. O senador é criticado constantemente por estar ausente em alguns compromissos em Minas. Esta semana, por exemplo, Aécio esteve presente na capital ao lado do ex-governador Fernando Henrique Cardoso.

Polêmicas. A presença do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, pode levantar assuntos polêmicos no evento. Entre eles, está a criação de quatro novas unidades do Tribunal Regional Federal (TRF), uma delas, inclusive, em Minas Gerais. Barbosa já se manifestou contrário à criação das novas Cortes, alegando um inchaço do Judiciário.

A chamada PEC da Impunidade também pode ser repercutida. O Ministério Público realiza uma grande campanha contrária à proposta, que tira do órgão o poder de investigação.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: