terça-feira, 2 de abril de 2013

No Ceará, Dilma anuncia novo plano

A presidente Dilma Rousseff desembarca hoje em Fortaleza para anunciar, em reunião do Fórum dos Governadores, na sede da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), uma série de recursos e ações para combater a pior seca dos últimos 50 anos na região. Além de uma ação de governo, com previsão de investimento de R$ 500 milhões, Dilma estará dando uma resposta ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, presidenciável pelo partido socialista, que tem dito que “é possível fazer mais pelo país”.

Os petistas cearenses juram que Dilma não pretende politizar o ato desta terça-feira. “São ações que precisam ser tomadas dentro da alçada de um governo republicano, preocupado com a seca em uma região importante para o país”, diz o líder do partido na Câmara, José Guimarães (CE). “Ela estará agindo como mandatária da nação”, reforça.

Entretanto, interlocutores de governadores do PT não escondem que existe um clima de disputa com Eduardo. Ao anunciar um pacote geral para a região, a presidente estaria adotando um “discurso generoso”, ao contrário de Eduardo, que passou a defender apenas Pernambuco no debate em torno da Medida Provisória dos Portos, propondo um tratamento diferenciado para o Porto de Suape. “Todo mundo acha ‘bonitinho’ um governador que atropela os outros para conseguir recursos para seu próprio estado. Mas há momentos em que é preciso pensar no todo, não apenas em si mesmo”, criticou um petista.

Os socialistas reagiram às argumentações, lembrando que o governo federal demorou a reagir contra a seca. E reclamam de estarem sendo atacados pelo PT e pelo Planalto. “Estão querendo transformar adversários em inimigos. Isso é um grande equívoco em uma eleição que se decide em dois turnos”, declarou o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (RS). Ele lembrou que desde 1989 — exceção feita ao primeiro turno de 2002, quando a legenda lançou o nome do atual deputado Anthony Garotinho (hoje filiado ao PR) para concorrer ao Planalto — o PSB sempre esteve ao lado do PT nas eleições presidenciais. “Eles deveriam, até por uma questão de gratidão, tratar a nossa possibilidade de candidatura com mais respeito”, defendeu Beto.

Além de participar da reunião com os governadores, Dilma vai inaugurar, na capital cearense, a escola técnica estadual Jaime de Oliveira. Ela estará acompanhada do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que tem defendido o apoio dos socialistas na reeleição da presidente Dilma, adiando para 2018 o projeto de candidatura própria de Eduardo Campos.

O plano contra os efeitos da estiagem que será anunciado hoje inclui iniciativas como novos créditos para agricultores, a criação de um Fundo Especial para garantir a safra em tempos de estio, a suspensão da execução das dívidas dos produtores que perderam as plantações com a estiagem e a disponibilização de mais milho para os pecuaristas compensarem a falta de pasto provocada pelo longo período sem chuva, entre outras medidas. (PTL)

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: