quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lula contra-ataca e inclui Recife em sua caravana

Decisão de visitar reduto do governador de PE ocorre após Eduardo Campos ter elevado tom das críticas ao governo

Fernanda Krakovics

BRASÍLIA - No momento em que o candidato virtual do PSB à Presidência da República, governador Eduardo Campos (PE), subiu o tom das críticas à política econômica da presidente Dilma Rousseff e já admite internamente que entrou num caminho sem volta, o PT decidiu incluir Recife na caravana do ex-presidente Lula, que tem percorrido o país com o pretexto de comemorar os dez anos do partido no governo federal. Na prática, o périplo serve para lançar os alicerces da campanha à reeleição de Dilma. Além de fazer um contraponto a Eduardo Campos, o evento em Recife tem o objetivo de tentar fortalecer o partido na cidade.

A proposta de realizar o ato político na capital pernambucana foi feita pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e aceita pelo presidente do PT, Rui Falcão. Ainda não há data marcada para o evento, porque o partido precisa conciliar as agendas de Lula e Dilma. O roteiro original da caravana de Lula, traçado em fevereiro, previa para o Nordeste apenas Fortaleza e Salvador.

Em Pernambuco, o PT saiu enfraquecido das eleições municipais do ano passado, quando lançou Humberto Costa para a prefeitura da capital pernambucana, e foi derrotado por Geraldo Júlio (PSB), candidato do governador.

- O partido está tão prostrado em Recife que não consegue nem se reunir - disse o deputado Fernando Ferro (PT-PE).

Recife não tinha sido incluída no roteiro original porque, em fevereiro, o PT ainda tinha expectativa que Eduardo Campos desistisse de disputar a Presidência da República no ano que vem. Os petistas e o governo já não apostam mais nisso e têm ficado cada vez mais incomodados com as estocadas do aliado.

Em Pernambuco, PT e PSB eram aliados até as vésperas da eleição municipal do ano passado, quando os petistas se dividiram e Humberto Costa foi escolhido candidato após intervenção do Diretório Nacional. Diante da disputa fratricida que dividiu o PT, Eduardo Campos rompeu a aliança e lançou candidato próprio para a prefeitura.

- Sei que o PT errou lá e fortaleceu o governador, dando mais ousadia para ele alçar outros voos, o que é legítimo, mas vai criando dificuldades para a gente na região - afirmou Fernando Ferro.

O próximo seminário de comemoração dos dez anos do PT no governo será dia 25, em Porto Alegre, com a presença de Dilma e Lula. Essa caravana começou em São Paulo, quando o ex-presidente lançou Dilma à reeleição, passou por Fortaleza e esteve segunda-feira em Belo Horizonte, reduto do candidato virtual do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG). O roteiro traçado pelo PT privilegiou cidades onde o partido é fraco ou foi derrotado nas eleições do ano passado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: