quarta-feira, 3 de abril de 2013

E as estradas? - Fernando Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff nomeou César Borges como ministro dos Transportes.

Borges é do PR. Dilma precisa dessa sigla em 2014 para tocar seu projeto de reeleição. O fato de o partido ter sido um dos expoentes do escândalo do mensalão não importa.

Também não faz diferença para a presidente se alguém vier a questioná-la sobre estar desfazendo a faxina realizada no início do seu governo. O PR foi uma das legendas enxotadas da Esplanada dos Ministérios no começo da administração Dilma.

Todas essas observações políticas são verdadeiras, mas irrelevantes para o cidadão comum. O que conta é o aspecto prático por trás da nomeação de Borges. Por exemplo, a capacidade do novo ministro de melhorar o estado das estradas brasileiras. Ou sua habilidade para dotar o país de um sistema de transportes eficaz e que impeça a soja do Brasil de chegar à China custando 30% ou 40% a mais do que a produzida nos EUA.

Gostaria de estar enganado, mas parece óbvio que nada mudará na gestão de transportes no país com a chegada de Borges. Assim como a recente nomeação de Moreira Franco como ministro da Aviação Civil não trará nenhum ganho governativo no dia a dia dos aeroportos brasileiros.

Dilma tem 39 ministérios. Um número recorde desde Pedro Álvares Cabral. Ainda assim, basta sair à rua para constatar o atraso na infraestrutura. Portos, aeroportos, estradas e ferrovias estão em situação incompatível com uma das dez maiores economias do planeta.

Enquanto a tal sensação de bem-estar dos brasileiros estiver em alta, talvez ninguém se importe se César Borges será um bom ministro. Só que está cada vez mais evidente que gestão não é o forte da atual presidente.

                                                         *

É patética a discussão sobre cassar ou não Marco Feliciano por afirmar que uma comissão da Câmara foi comandada por Satanás.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: