domingo, 14 de abril de 2013

Cúpula do PSDB já conta com saída do PPS da aliança

Destino do aliado pode ser apoiar PSB de Campos ou Rede de Marina

BRASÍLIA - O seminário "Esquerda Democrática pensa o Brasil", realizado pelo PPS semana passada em Brasília, tinha o objetivo de tentar reforçar a oposição contra o projeto petista, mas está longe da unificação desse grupo para as eleições de 2014. Pelo contrário. A cúpula do PSDB e o próprio senador Aécio Neves já contam com a debandada do PPS, o segundo aliado tradicional dos tucanos, para a provável candidatura de Eduardo Campos (PSB). Mas, pela estratégia traçada neste momento de pré-campanha tão antecipada, Aécio não vai brigar contra o movimento do PPS, por entender que isso estimularia a candidatura do socialista, aumentando as chances de um segundo turno ano que vem.

O senador tucano aposta na proliferação de candidatos contra a presidente Dilma Rousseff, pelo menos quatro, para levar a disputa para o segundo turno. Quando, acredita, todos estarão unidos contra a reeleição.

- Independentemente de alianças formais, isso é secundário, estaremos caminhando na mesma direção para romper esse ciclo do PT em 2014 - disse Aécio.

Outra estratégia do PPS é tentar uma fusão com o PMN, abrindo uma janela para a eventual filiação do ex-governador José Serra e um grupo de 45 seguidores para a nova legenda. O PPS vislumbra vários cenários alternativos ao PSDB: Marina Silva, pela Rede; Eduardo Campos, pelo PSB; e até mesmo Serra com seu eleitorado cativo, descolado do PSDB.

- Hoje, se formos avaliar viabilidades no campo oposto a Dilma, não podemos descartar ninguém. O PPS está transitando entre esses três nomes, e só o tempo dirá com quem vamos ficar. Temos que pensar em nossas chapas também - diz o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PPS-PR). - Se podemos lançar o Serra nesse novo partido? É uma possibilidade.

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), participou dos encontros desta semana em Brasília, ouviu também os pedidos do DEM por mais prestígio nas gestões tucanas e afirmou:

- Se depender de São Paulo e Minas, com certeza resolveremos esses problemas.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: