sábado, 13 de abril de 2013

Após apoio de Aécio ao PP em MG, tucanos exigem retribuição

Pepistas estão se mobilizando para garantir adesões ao projeto tucano

Larissa Arantes

Os elogios feitos pelo senador mineiro Aécio Neves (PSDB) ao PP, anteontem, desencadeou duas movimentações distintas dentro de seu partido e também na sigla aliada em Minas Gerais. As declarações de Aécio foram entendidas por lideranças mineiras como uma sinalização de sua preferência pelo nome do vice-governador do PP, Alberto Pinto Coelho, para o pleito estadual do ano que vem.

De um lado, tucanos cobram uma manifestação clara do PP sobre o apoio à candidatura de Aécio para a disputa presidencial de 2014, para somente depois dar como certo o nome do vice-governador para disputar o governo de Minas. Do outro, representantes estaduais pepistas que já estão ao lado do senador dão início a um processo de agregação de outros Estados.

"Queremos o apoio do PP ao Aécio. O PP é um aliado de primeira hora, mas se ficar ao lado do PT como vai ser?", enfatizou o deputado estadual e presidente municipal do PSDB, João Leite. O deputado federal e presidente da legenda em Minas, Marcus Pestana, seguiu a mesma linha. "Não está claro se o PP vai nos apoiar na candidatura do Aécio. Nós temos solidariedade de algumas seções do PP, de outras, não", concluiu Pestana.

O deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB) evitou polemizar sobre a sinalização dada por Aécio anteontem. "É um indicativo apenas para a união dos partidos. O grupo deve ficar unido", disse.

O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), no entanto, foi enfático. "Um recado do Aécio é sempre um recado, um caminho a ser seguido", comentou.

Enquanto o PSDB cobra um posicionamento mais firme do PP em relação a 2014, lideranças pepistas de Minas já falam em garantir novas adesões da legenda ao projeto de Aécio Neves. "Os Estados que já estão ao lado de Aécio vão convencer os demais a estarem ao lado dele também", explicou o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, do PP.

O deputado federal Luiz Fernando Faria (PP) defendeu que o posicionamento do partido não seja feito de maneira impositiva. Mas ressaltou que os adversários do PP estão definidos". "Todos os sete pré-candidatos do PP têm como opositor nomes do PT", afirmou o parlamentar. (Com Gustavo Prado)

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: