sexta-feira, 26 de abril de 2013

Aécio Neves condena "autoritarismo" do PT

SÃO PAULO - Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG) divulgou uma nota para criticar dois polêmicos projetos que tramitam no Congresso e que receberam apoio dos parlamentares da base aliada. "No intervalo de uma semana, o partido da presidente da República, o PT, comete duas violências. Não contra as oposições ou o Judiciário, mas contra a democracia", afirma o tucano.Um dos projetos é que inibe a criação de novos partidos e que foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta prejudica candidaturas de novos partidos nas eleições de 2014 porque restringe o acesso ao dinheiro do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV.

O projeto, porém, teve a sua tramitação no Senado suspensa por decisão tomada anteontem à noite pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. Para Aécio, a ideia tem "o objetivo claro de inviabilizar a candidatura da ex-ministra Marina Silva".

A outra questão criticada pelo tucano é a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece que o Congresso Nacional terá que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição. O projeto foi aprovado anteontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Segundo o senador tucano, o projeto é "flagrantemente inconstitucional".

"A violência da primeira iniciativa, impedida por uma ação firme do ministro Gilmar Mendes, e a excrescência da segunda, contra a qual o PSDB já agiu junto ao STF, mostram a face oculta de um governo que se elegeu pregando os valores da democracia, mas governa com as armas do autoritarismo", afirma o pré-candidato.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: