sábado, 13 de abril de 2013

Aécio busca aliados no PSDB paulista

Senador não passa uma semana sem telefonar para tucanos no estado

Silvia Amorim

SÃO PAULO - Logo após ter conseguido o apoio de lideranças do PSDB de São Paulo à sua candidatura a presidente nacional do partido, o senador Aécio Neves iniciou um movimento no estado para conquistar aliados dentro da legenda ao seu projeto de concorrer à Presidência da República em 2014. O mineiro, que nunca teve um relacionamento próximo com o núcleo paulista da legenda, agora está empenhado na construção de uma linha direta com pessoas que considera estratégicas para fortalecer o seu nome em São Paulo.

Desde o mês passado, Aécio não passa uma semana sem telefonar para o presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias. Ainda este mês, ele voltará à capital paulista especialmente para uma reunião com a bancada de deputados estaduais de São Paulo. O encontro foi um pedido do próprio Aécio para se aproximar das bases do partido, uma vez que já garantiu o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Geraldo Alckmin.

A partir de maio estão previstas oito visitas do senador ao interior de São Paulo para encontros com prefeitos e vereadores. Aécio pediu que fossem convidados também prefeitos de cidades menores, de até mil habitantes, o que não costuma ser praxe nessas visitas.

- Ele deixou bem claro que quer falar para todos, de cidades grandes e pequenas. O PSDB tem o maior número de prefeitos do estado, e essa é uma força política que não podemos desprezar. Estamos convivendo há pouco tempo, mas parece que somos amigos de longa data. Ele está muito entusiasmado. Falamos de duas a três vezes por semana - afirmou Pedro Tobias.

Contato com Matarazzo

Outro canal de interlocução que Aécio está tentando abrir é com o vereador Andrea Matarazzo, o mais votado do PSDB na capital paulista e amigo pessoal do ex-governador José Serra. Matarazzo integrou no mês passado a força-tarefa para convencer Serra a aceitar a indicação do mineiro para o comando do partido. De lá para cá, ele recebeu alguns telefonemas do senador. Primeiro para pedir que fosse ao seminário do PSDB, do qual Aécio participou em março; depois para agradecer a presença no encontro. Em um desses contatos, Aécio chegou a dizer que via com bons olhos a candidatura de Matarazzo a presidente do diretório do PSDB na capital paulista. A eleição será no próximo domingo.

É em São Paulo, berço político da sigla, onde o PSDB tem a estrutura mais organizada do país. Por isso, a ofensiva de Aécio. Aliados do mineiro explicam que o engajamento do núcleo paulista é indispensável para qualquer projeto presidencial.

Além de se aproximar das bases partidárias, também está na estratégia de Aécio colar sua imagem à do governador Alckmin.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: