quarta-feira, 6 de março de 2013

Reforma ministerial mobiliza PMDB

O PMDB segue de olho no Ministério dos Transportes, mas pode aceitar uma mudança de planos após os afagos e a demonstração de carinho recebidas da presidente Dilma Rousseff na convenção peemedebista realizada no último sábado, em Brasília. Pelo novo xadrez ministerial, o presidente do PMDB mineiro, deputado Antônio Andrade, seria indicado para o Ministério da Agricultura. O atual titular da pasta, Mendes Ribeiro, seria transferido para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). E Moreira Franco seria promovido à Secretaria Nacional de Aviação Civil.

O novo cenário serviria para atender de uma vez duas filiais importantes do PMDB — a ala mineira e a ala fluminense. Antônio Andrade é presidente estadual e disputa o cargo com o deputado Leonardo Quintão (MG). Por dois dias seguidos da semana passada, Quintão esteve no gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedindo apoio para uma possível indicação ministerial. Segundo relato de pessoas próximas a ambos, ouviu a seguinte pergunta: “Indicação para onde?”.

Antônio Andrade conta com o apoio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel. O petista está de olho no apoio do PMDB nas eleições para o governo estadual no ano que vem, mas, por outro lado, não quer dar espaço e visibilidade para Quintão, provável candidato peemedebista à sucessão do governador Antônio Anastasia.

A promoção de Moreira Franco serviria, na avaliação de integrantes do PMDB, como um sinal de deferência ao governador do Rio, Sérgio Cabral, e ao líder do partido na Câmara, Eduardo Cunha (RJ). O gesto é importante no momento em que Cabral reclama com a inevitável derrubada do veto presidencial à distribuição dos royalties do petróleo. Além disso, o PMDB fluminense queixou-se ostensivamente da decisão do PT do Rio de lançar o senador Lindbergh Farias como candidato do partido ao governo estadual. O candidato do PMDB será o vice-governador do estado, Luiz Fernando Pezão. (PLT)

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: