sexta-feira, 8 de março de 2013

Prefeito do PSB recebe o senador Jarbas (PMDB)

Prefeito recebe o antipetista Jarbas

Encontro entre Geraldo Julio e o senador peemedebista, prefeito do Recife duas vezes, será para "trocar impressões" sobre a cidade, mas a política deve permear conversas

Otávio Batista

Com o PMDB e o PT na base de apoio ao seu governo, o prefeito Geraldo Julio (PSB) recebe hoje em seu gabinete o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), um dos principais opositores do Partido dos Trabalhadores. Ainda que ambos afirmem que a pauta da conversa será administrativa, uma vez que Jarbas foi prefeito do Recife e teria conselhos e opiniões importantes a dar a Geraldo, a política também deve ser tema da conversa.

Na atual estrutura da PCR, o PMDB de Jarbas conta com duas secretarias consideradas estratégicas: Segurança Urbana, com Murilo Cavalcanti, e Finanças, com Roberto Pandolfi, enquanto o PT, que por 12 anos comandou a prefeitura, tem apenas Eduardo Granja na Secretaria de Habitação. Granja, entretanto, foi uma indicação do ex-prefeito João da Costa (PT), que, rompido com o grupo do candidato do PT, Humberto Costa, fez o jogo do PSB e apoiou, ainda que não oficialmente, a candidatura de Geraldo Julio.

"Vou ouvir as opiniões do senador sobre o Recife. Ele que governou a cidade e teve uma gestão muito positiva. Vou receber também o senador pela sua atuação em Brasília, que já intercedeu em favor da minha gestão com a liberação de verbas através de emenda parlamentar", disse Geraldo Julio, em entrevista à Rádio JC/CBN.

A reaproximação do senador Jarbas Vasconcelos com a Frente Popular de Pernambuco foi marcada justamente pelo apoio do PMDB de Jarbas à candidatura de Geraldo Julio à prefeitura. Ainda na campanha, o senador peemedebista fazia questão de ressaltar sua discordância com Eduardo Campos em um ponto em particular: sua relação com o PT. No Senado, Jarbas Vasconcelos vai frequentemente à tribuna tecer duras críticas ao governo federal desde a gestão do ex-presidente Lula. Na última terça-feira (7) não foi diferente. Com o mote da redução na produção da Petrobrás e no baixo crescimento do PIB nacional em 2012, Jarbas disse que a presidente Dilma Roussef (PT) "perdeu 2012 e vai perder 2013 também".

Desde o início das movimentações de Eduardo Campos para consolidar sua candidatura à Presidência da República em 2014, a discordância em relação ao Partido dos Trabalhadores começou a se transformar em "conselhos" para que o governador se afaste do PT. Jarbas Vasconcelos já chegou a defender a postulação do socialista em 2014, mas sempre ressaltando que ela se dê no campo da oposição ao PT e ao governo federal, do qual o PSB e Eduardo Campos são aliados de primeiro momento.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: