sexta-feira, 29 de março de 2013

PPS quer renúncia coletiva para tirar pastor da presidência

Ideia é abrir um novo processo de escolha do presidente da Comissão de Direitos Humanos e forçar a saída de Marco Feliciano

Diante da decisão do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) de permanecer na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, o PPS propôs ontem a renúncia coletiva dos membros do colegiado. Com isso, segundo o partido, seria forçada a eleição de um novo presidente para a comissão. Pelo regimento da Casa, não é possível destituir o presidente de um colegiado. O PPS também decidiu entrar com um processo no Conselho de Ética contra Feliciano, por quebra de decoro parlamentar.

A ideia, com a renúncia coletiva, é abrir um novo processo de escolha do presidente da comissão e forçar o afastamento de Feliciano, eleito para o cargo no início do mês. Acusado de posições racistas e homofóbicas, o pastor tem sido alvo de uma onda de protesto de movimentos sociais e de artistas contra sua permanência no comando da comissão.

Na próxima terça-feira, a proposta da renúncia de pelo menos 10 dos 18 integrantes da Comissão de Direitos Humanos será discutida no colégio de líderes. Antes, porém, será feito um apelo a Feliciano para que ele deixe o posto. Mas o pastor, que conta com o apoio do PSC para permanecer no cargo, já avisou que não renuncia “de jeito nenhum”. Além disso, há o risco de a bancada evangélica, sozinha, viabilizar o quórum e a realização das sessões da comissão.

“A situação é insustentável, a ponto de o pastor mandar prender quem exerce o direito da livre manifestação. Passou do limite do admissível”, afirmou o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA).

Cassação

Em outra frente, o PPS deve ir ao Conselho de Ética contra Feliciano por suposto uso irregular da cota parlamentar. O partido alega que ele paga, com dinheiro público, escritórios de advocacia para fazer a sua defesa em processos de interesse pessoal. Se a ação for acolhida, o pastor pode ser punido até com a cassação do mandato. Ele nega a acusação.

Feliciano é acusado de homofobia e estelionato no Supremo Tribunal Federal (STF) e sua defesa em um dos processos foi redigida por um servidor de seu gabinete. O advogado Rafael Novaes da Silva é secretário parlamentar desde fevereiro de 2011 e respondeu à denúncia do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no último dia 21, por meio de um documento com várias citações bíblicas.

Queda de braço

Dirigente do PSC nega intolerância e reafirma que Feliciano não sai

Folhapress

Principal “fiador” do deputado Marco Feliciano na Comissão de Direitos Humanos, o vicepresidente nacional do PSC, pastor Everaldo Pereira, criticou ontem o tom das manifestações contra seu correligionário. Pereira disse que não há chances de Feliciano deixar o cargo, nem com um apelo dos líderes da Câmara, porque “foi eleito pela maioria da comissão e dentro da legalidade”. “O que a gente vê é que intolerante é quem agride, invade o gabinete, quer ganhar no grito. Essas pessoas é que não são democráticas. Se deixar o deputado trabalhar normalmente, vão verificar que não tem intolerância da nossa parte”, defendeu.

Segundo ele, as falas de Feliciano consideradas preconceituosas foram distorcidas e representam apenas uma tese teológica. “O cara é crioulo, tem cabelo ruim, tem que passar negócio na cabeça. O cara é filho de negro. Foi uma declaração teológica no passado.” Na declaração em questão, Feliciano escreveu no Twitter que os africanos são “descendentes amaldiçoados de Noé”.

Questionado sobre a indicação dos deputados petistas José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP), condenados no caso do mensalão, para a Comissão de Constituição e Justiça, Pereira disse que preferia não avaliar a situação de outros partidos, mas alfinetou. “Se Feliciano fosse condenado pelo Supremo, nem seria indicado [para comissão] e possivelmente teria sido convidado a sair do partido.”

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

Nenhum comentário: