sábado, 23 de março de 2013

Líder do PSDB diz que atuação de Lula é indecorosa

BRASÍLIA - A oposição acusou ontem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de misturar interesses nacionais e empresariais ao viajar ao exterior bancado por empreiteiras.

"Se ele quer fazer lobby, que receba honorários para isso. Feito por baixo dos panos é indecoroso. O problema é confundir o interesse de uma empresa com os interesses do país", disse o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP).

Secretário de Comunicação do PT, o deputado André Vargas (PR) disse que as críticas são infundadas uma vez que Lula beneficiou "diversos setores da economia": "Quando ele leva o Brasil, leva as empresas junto. Enquanto as empresas foram beneficiadas por ele, foram prejudicadas por Fernando Henrique".

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), cobrou explicações de Lula sobre as viagens. "O Brasil aguarda que o ex-presidente revele qual a remuneração que recebeu para fazer lobby em favor de empreiteiras brasileiras. No Brasil, essas empresas de construção pesada costumam ter centenas de contratos com o governo federal, e este, por sua vez, financia algumas delas em projetos no exterior."

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), "fica a impressão de benefícios governamentais retribuídos com vantagens posteriores ao mandato. É importante que o ex-presidente esclareça isso".

Líder do PPS na Câmara, o deputado Rubens Bueno (PR) disse que Lula manteve "relações incestuosas" com as empreiteiras. Procurados, os líderes do PT na Câmara e no Senado, José Guimarães (CE) e Wellington Dias (PI), não foram encontrados ontem.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: