domingo, 10 de março de 2013

Jarbas: Senado ou Câmara na agenda de 2014

Senador peemedebista se diz disposto a buscar a reeleição, mas não descarta disputar um mandato de deputado federal

Bruna Serra

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) está decidido a permanecer na vida pública e a enfrentar uma nova eleição em 2014. O que não se sabe ainda é se será mesmo para o Senado. Por enquanto é com esse cenário que a base governista trabalha. Com a perspectiva cada vez mais real do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), disputar a cadeira de comandante máximo do Brasil, o senador estaria tranquilo em buscar a reeleição. Mas, com o desfecho das articulações, não está descartada a possibilidade dele disputar um mandato de deputado federal.

"Eu não quero deixar a vida pública agora. Me sinto bem disposto para disputar uma nova eleição. Ainda não é o momento de sair de cena", pondera o senador peemedebista.

A maioria dos socialistas é clara ao afirmar que Jarbas será o candidato do palanque de Eduardo Campos para a única vaga que se abre na Câmara Alta em 2014, justamente com o fim do mandato dele. Cauteloso, o peemedebista, contudo, ainda evita falar abertamente sobre o assunto. Argumenta que com um cenário nacional apontando para um acirramento prematuro da sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT), não se pode prever qual será o desfecho das negociações até o período pré-eleitoral, que se inicia no próximo ano.

Jarbas, afirmam interlocutores, não tem ainda garantias de que o governador realmente se lançará candidato a presidente, embora essa possibilidade hoje seja uma realidade e o próprio Jarbas acredite nela e a incentive. Nos bastidores, ele tem admitido inclusive a possibilidade de disputar uma vaga de deputado federal caso Eduardo Campos tenha que voltar atrás na sua ambição de tornar-se o comandante do Brasil.

Primeiro mandato

Quando desembarcou no Senado Federal em 2006, o senador Jarbas Vasconcelos sentiu o tumulto de integrar o Legislativo. Queixava-se da morosidade da Casa, dos escândalos que o Senado atravessou e das crises políticas sem fim protagonizadas por seus membros.

Atualmente é parte de um grupo que defende a moralização da Casa junto com nomes como Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MS), Cristóvam Buarque (PDT-DF) e João Capiberibe (PSB-AP). Foram eles os responsáveis pela articulação que uma candidatura alternativa para tentar brecar a vitória do atual presidente, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Jarbas Vasconcelos tem dito também que outro desafio de sua vida pública em 2014 será o engajamento total na campanha presidencial de Eduardo Campos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: