sábado, 23 de março de 2013

Datafolha: Dilma lidera com 58% das intenções de voto para 2014

Presidente também seria eleita no primeiro turno em pesquisa Ibope

SÃO PAULO - Se a eleição para presidente da República fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno. É o que mostram pesquisas do Datafolha e do Ibope divulgadas nesta sexta-feira. De acordo com o Datafolha, cuja pesquisa será detalhada na edição de sábado da "Folha de S. Paulo", Dilma teria 58%, seguida pela ex-senadora Marina Silva (que articula fundar novo partido, a Rede), com 16% das intenções de voto, enquanto o senador tucano Aécio Neves (PSDB-MG) teria 10% e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 6% das intenções de voto. Seis por cento votariam nulo ou em branco e 3% disseram não saber em que votar. Já o Ibope, em pesquisa feita a pedido do jornal "O Estado de S. Paulo", aponta Dilma com 52%, mas com um potencial de votos de 76%, pois além dos 52% que dizem que votarão nela com certeza, outros 24% dizem que poderiam votar na atual presidente.

A pesquisa do Datafolha foi realizada nos dias 20 e 21 de março e ouviu 2.653 pessoas. Já a pesquisa do Ibope foi realizada nos dias 14 e 18 de março, ouvindo 2.002 eleitores em 142 municípios brasileiros. A margem de erro das duas pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa anterior do Datafolha, realizada em dezembro do ano passado, apenas Dilma e Campos melhoraram a posição, mas dentro da margem de erro. Dilma tinha 54% e agora tem 58%. Já Eduardo Campos tinha 4% e agora tem 6%. Marina e Aécio caíram, mas também dentro da margem de erro. Marina tinha 18% e agora tem 16%, enquanto que Aécio tinha 12% e agora tem 10%.

Já o Ibope mostra uma vantagem ainda maior da presidente Dilma. Segundo a pesquisa, o potencial de votos dela é de 76%, já que 52% votariam nela com certeza e outros 24% admitem que podem votar nela. Mas 20% dos eleitores ouvidos pelo Ibope dizem que não votariam nela de jeito nenhum. A ex-senadora Marina Silva aparece em segundo lugar: 10% dizem que votariam nela com certeza, enquanto outros 30% dizem que poderiam votar, com um potencial de votos de 40%. No entanto, a rejeição a ela é de outros 40%, que disseram que não votariam nela de jeito nenhum.

O governador Eduardo Campos tem um potencial de votos de 25%, pois 10% dizem que votariam nele com certeza e outros 15% dizem que poderiam votar no governador, mas sua rejeição é de 35%. Aécio Neves tem um potencial de votos de 25%, dos quais 7% votariam com certeza e 18% poderiam votar, mas 36% não votariam de forma alguma no tucano. Os dois não são muito conhecidos: 39% dizem desconhecer Aécio e 54% dizem desconhecer Campos.

Outros presidenciáveis foram pesquisados também. O ex-governador José Serra teria 10% das intenções de voto, além de outros 25% que poderiam votar nele, mas 50% disseram que não votariam de jeito nenhum no tucano paulista. O presidente do Supremo Tribunal Federal tem um potencial de votos de 17%, ou seja 4% votariam e outros 13% poderiam votar. O ex-deputado Fernando Gabeira (PV) tem um potencial de 7%, dos quais 1% votariam e outros 6% poderiam votar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: