terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um chega para lá em Ciro

Eduardo Campos diz que as críticas do ex-presidenciável não vão mudar o cronograma para 2014. PSB fará consulta aos filiados para definir voo solo ao Planalto

Paulo de Tarso Lyra, João Valadares

As declarações dadas por Ciro Gomes de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PE) não tem visão do país nem estrada para se candidatar a presidente da República são insuficientes para alterar o cronograma do PSB de definir, até o fim do ano, se terá ou não candidatura própria a presidente em 2014. A legenda começará a partir do mês que vem a fazer consultas aos governadores, aos prefeitos e às bancadas do partido, além de procurar outras legendas para avaliar a viabilidade um voo solo do governador de Pernambuco.

Ontem, Eduardo Campos expressou com clareza que as críticas feitas por Ciro, que disputou as eleições presidenciais de 1998 e de 2002, não afetarão as discussões internas do PSB. “Isso é uma opinião que ele vem dando há algum tempo. Não é nenhuma novidade. Discordo da opinião dele e essa também não é a opinião do partido”, declarou o governador pernambucano.

Aliados de Eduardo Campos rejeitam também uma crise interna. “Esse é o jeito do Ciro fazer política, ele fala o que vem à cabeça. Quando a gente passa dos 40 anos, fica difícil mudar de estilo. Nunca o PSB esteve tão unido como está hoje”, garantiu o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira.

Mas existem outras negociações que precisarão ser amarradas em busca dessa unidade. Em Minas Gerais, por exemplo, o PSB está sendo puxado em três direções distintas. O atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, é próximo do provável candidato do PSDB, Aécio Neves. O presidente estadual do PSB, Walfrido dos Mares Guia, estimulado por Lula, defende uma aliança com o PT em 2014. E o deputado federal Júlio Delgado está com Eduardo Campos. “Chegou a hora de termos candidato próprio”, declarou.

Dificuldades

Depois das conversas com os integrantes do partido e com os possíveis aliados, será convocada uma Executiva Nacional e, até dezembro, o Diretório Nacional do partido dará uma posição a ser ratificada no Congresso Nacional do partido, provavelmente no início do ano que vem. “Se a decisão do Diretório for por amplamente majoritária, o Congresso será apenas uma instância formal”, garantiu um integrante da cúpula partidária.

Uma dificuldade que Eduardo Campos enfrentará ao longo do ano é buscar aliados para a candidatura presidencial. O PSB já iniciou conversas com algumas legendas que estão na base de apoio da presidente Dilma Rousseff, mas demonstram sinais de insatisfação. Os dois alvos preferenciais são o PTB e o PDT. No caso do primeiro partido, existe a sinalização de apoio à candidatura de Armando Monteiro para o governo de Pernambuco no ano que vem.

Lula vai aos 30 anos da CUT

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar amanhã das comemorações dos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Um dos fundadores da central sindical, Lula comparecerá ao ato ao lado de mais de 130 sindicalistas da atual gestão da CUT de todo o Brasil, além dos ex-presidentes Jair Meneguelli, Vicente Paulo da Silva (o Vicentinho), Kjeld Jakobsen, João Felício, Luiz Marinho e Artur Henrique da Silva Santos.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: