quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sirkis defende Eduardo e Marina juntos

Em texto publicado em seu blog, deputado avalia Eduardo como "mais permeável" às ideias defendidas por Marina

Folhapress

SÃO PAULO - Um dos coordenadores da campanha presidencial de Marina Silva em 2010, o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ) defendeu uma aproximação com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também potencial candidato à Presidência no ano que vem. Para Sirkis, que teve um encontro com Eduardo no último dia 31, no Recife, "o socialista é o mais permeável às nossas ideias". Ele, porém, negou que haja uma articulação de chapa conjunta entre o governador e a ex-senadora.

"Quanto mais candidatos com a ideia de modernização do Estado, melhor. Mas não vejo como seria possível uma chapa dos dois. Tanto a Marina ser vice depois de ter obtido 20% dos votos (válidos em 2010), como o Eduardo Campos ser vice", afirma Sirkis, em texto publicado em seu blog.

Após discordar da decisão de Marina de sair do PV, o deputado agora defende a criação de um novo partido sob a liderança dela. Sirkis disse, ainda, que deve permanecer no PV até o registro do partido. Os fundadores da sigla deverão coletar as 500 mil assinaturas necessárias até outubro para que a candidatura de Marina seja possível em 2014.

"Não estou estimulando ninguém do PV a me acompanhar individualmente, muito menos liderando alguma dissidência. O PV continua a ser programaticamente o mais avançado dos partidos brasileiros, foi o único a votar, de forma unânime, em defesa do Código Florestal. Penso que futuramente poderemos nos reencontrar numa frente. Ela torna a convivência mais fácil que as disputas de poder dentro dos partidos. Uma frente política ecologista em torno da sustentabilidade, é fundamental com vistas a 2014", escreveu Sirkis.

O deputado fundou o PV e foi presidente nacional da sigla por oito anos. Após a saída de Marina, em 2011, ele entregou os cargos que tinha, mas decidiu permanecer no partido. "Após a saída de Marina, permaneci o no PV e, dentro de certos limites de dignidade, procurei algum caminho de diálogo, inutilmente", declarou ele.

Quando esteve no Recife, Alfredo Sirkis teve uma reunião com Eduardo na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, que contou também com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier, filiado ao PV, mas muito ligado a Marina Silva.

O encontro serviu para a abertura de um diálogo, podendo ensejar numa futura aliança com composição de uma chapa. Mas Marina encontra-se numa situação mais delicada. Ela corre para formalizar a criação de um novo partido e poder se lançar na disputa pela segunda vez.

Já Eduardo Campos vem sendo cortejado por governo e oposição e vê crescer seu nome na bolsa de especulações como um dos candidatos a enfrentar a presidente Dilma Rousseff, que tentará a reeleição.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: