sábado, 16 de fevereiro de 2013

PT vai reafirmar candidatura de Dilma no ato de 10 anos no poder

Intenção é afastar rumor de volta de Lula; Eduardo Campos não irá

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - Em um esforço para sepultar os rumores de uma eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva em 2014, o PT promoverá na próxima quarta-feira um grande evento em São Paulo para reafirmar a candidatura de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto e para dar início às discussões em torno da campanha à reeleição presidencial. No ato, em comemoração aos dez anos do partido à frente do governo federal, a presidente será um dos anfitriões e discursará ao lado do seu antecessor, numa tentativa de demonstrar unidade partidária. A avaliação da cúpula do partido é que os boatos sobre o retorno do ex-presidente petista têm sido veiculados para enfraquecer a candidatura de Dilma, que pretende reforçar nos próximos meses a sua agenda de viagens pelo país.

Como parte das comemorações, o PT programa ainda, a partir deste mês, seminários em 13 capitais, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza, nos quais deve contar, na maior parte deles, com a presença da presidente. O diagnóstico na sigla é que ainda é cedo para lançar Dilma à reeleição, mas que chegou a hora de ela rodar o país e adotar um discurso mais duro em relação à oposição. Nas comemorações, o PT pretende resgatar suas conquistas nos últimos dez anos e fazer uma análise dos atuais desafios do país para moldar as bandeiras eleitorais da sigla na sucessão presidencial.

Os dirigentes de partidos da base aliada ao governo federal foram convidados para o ato, entre eles Eduardo Campos, do PSB, que, segundo sua assessoria de imprensa, não irá comparecer. O governador de Pernambuco pretende informar ainda neste mês ao PT que sua candidatura em 2014 é "irreversível". O vice-presidente Michel Temer, que tem trabalhado pela dobradinha PT-PMDB nas eleições do ano que vem, comparecerá ao ato em São Paulo, organizado, além do PT, pelo Instituto Lula e pela Fundação Perseu Abramo.

- Nós estamos com a perspectiva de ter a Dilma e o Lula nos seminários pelo país, além de outros ministros. É uma oportunidade de celebração e, ao mesmo tempo, de debater os desafios que o país tem pela frente - avaliou o petista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo.

A expectativa é que o evento de quarta-feira reúna até mil pessoas no Hotel Holiday Inn, na Zona Norte de São Paulo. No local, será divulgada uma espécie de balanço, de 15 páginas, sobre os últimos dez anos do PT no governo federal, no qual o escândalo do mensalão não deve ser citado. O segundo evento será promovido em Fortaleza, no dia 28 de fevereiro, e terá a presença da ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que fará seminário sobre o enfrentamento da pobreza no Brasil. Em março, serão realizados eventos em Salvador e Rio de Janeiro, em datas ainda não definidas.

Além de ajudar a presidente nas articulações políticas e atuar como seu principal cabo eleitoral na sucessão presidencial, Lula irá empreender, neste primeiro semestre, um tour pelo Brasil, no qual pretende reforçar as alianças para 2014 com partidos da base aliada, sobretudo com o PMDB. A proposta é retomar as Caravanas da Cidadania, realizadas pelo ex-presidente entre 1993 e 1996. A atenção dos petistas está voltada, principalmente, para o Nordeste, onde o governador Eduardo Campos tem conquistado cada vez mais espaço.

O dirigente do PSB também programa uma caravana pelas capitais do país. A sua estreia será no início de abril, quando fará seminário a empresários em Porto Alegre. Com o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) também dará início no primeiro semestre a uma série de viagens. O PSDB já programa, para este mês, dois eventos, um em São Paulo e outro em Belo Horizonte.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: