quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PSB promove seminários para afinar programa

Murillo Camarotto

RECIFE - A exemplo de PT e PSDB, que estão delineando seus projetos de poder por meio de seminários, o PSB vem promovendo reuniões com os prefeitos dos Estados governados pelo partido. Sob a batuta do pernambucano Eduardo Campos, os governadores do PSB no Nordeste realizaram nas últimas semanas amplos encontros com os prefeitos. O objetivo, não declarado abertamente, é mostrar a face prática do discurso da revisão do pacto federativo entoado por Campos, que trabalha para se viabilizar candidato à Presidência da República em 2014.

O último Estado a realizar o encontro será justamente Pernambuco. Todos os 185 prefeitos do Estado confirmaram presença no evento, marcado para quinta-feira no município de Gravatá. Os governadores Cid Gomes (Ceará), Wilson Martins (Piauí) e Ricardo Coutinho (Paraíba) já promoveram as reuniões, bastante prestigiadas pelos prefeitos, inclusive os de oposição. Campos não tem esse problema. O único prefeito declaradamente opositor ao governo estadual é Julio Lóssio (PMDB), de Petrolina. Ele também confirmou participação.

A realização das reuniões com os prefeitos foi acertada em dezembro do ano passado, em Brasília, quando a cúpula do PSB fez um balanço do resultado obtido nas eleições municipais. O partido passou de 310 para 443 prefeitos em todo o país, melhor desempenho entre todas as legendas.

A orientação é de que os encontros sejam, acima de tudo, objetivos, para que os prefeitos, de todas as colorações partidárias, não saiam de mãos vazias. Os governadores apresentam seus planos de gestão e programas que possam viabilizar parcerias com os municípios.

No Piauí, o governador Wilson Martins levou ao encontro, realizado no dia 23 de janeiro, propostas de parcerias nas áreas de transporte escolar, micro-barragens e saúde preventiva, entre outros. Alguns termos de parceria estavam prontos para serem assinados ali mesmo pelos prefeitos interessados. De acordo com o governo, 210 dos 224 prefeitos piauienses compareceram.

A mesma objetividade marcou o discurso do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, no encontro realizado na última segunda-feira com 213 dos 223 prefeitos do Estado. "Não tem essa história de tapinha nas costas e compromissos não cumpridos. É melhor um "não" verdadeiro do que um "sim" mentiroso", disse ele no evento, batizado de "Paraíba Unida", onde também havia parcerias prontas para serem assinadas.

Menos entusiasta da candidatura do PSB ao Planalto em 2014, o governador do Ceará, Cid Gomes, se reuniu com os prefeitos no dia 20 de janeiro. Da mesma forma, apresentou projetos para intensificar o "trabalho em conjunto" com os municípios. No discurso, disse que sua gestão é "apolítica" e se colocou à disposição para ajudar prefeitos de todos os partidos, seja com parcerias ou intermediando pedidos ao governo federal.

Ontem, em Brasília, Cid Gomes disse que o cenário econômico em 2013 será fundamental para a definição do apoio do PSB à reeleição da presidente Dilma Rousseff.

Para Cid Gomes, se o governo obtiver bons resultados na área econômica, com um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB), aliado à geração de empregos, o apoio do PSB em 2014 "será só consequência".

"Depende da economia, a economia tem de crescer. Ela [Dilma] tem de ter essa preocupação. Neste ano, é fundamental que o país volte a crescer, sob pena de a gente ter uma queda maior, que se traduza inclusive numa elevação do índice de desemprego", declarou após participar de evento de expansão do Bolsa Família, no Palácio do Planalto.

(Colaborou Yvna Sousa, de Brasília)

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: