sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Procurador ja analisa denúncia contra Lula

Leonardo Melo, de Minas Gerais, recebeu depoimento de Marcos Valério enviado por Gurgel: operador do mensalão citou petista como beneficiário

Marcelo Portela

BELO HORIZONTE - O Ministério Público Federal em Minas Gerais começou a analisar esta semana o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no qual ele acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter recebido recursos do esquema do mensalão, julgado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal.

O material encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para a primeira instância - porque Lula não possui mais foro privilegiado - foi distribuído para o Núcleo do Patrimônio Público do MPF em Belo Horizonte, composto por quatro procuradores. Por sorteio, a aná¬lise ficará a cargo do procurador Leonardo Augusto Melo. Ele vai avaliar as declarações de Valério - condenado a mais de 40 anos de prisão pelo Supremo - que disse em depoimento na Procuradoria- Geral da República, em setembro último, que Lula sabia do esquema e que cerca de R$ 100 mil foram usados para pagar despesas pessoais do então presidente.

O procurador vai decidir se anexa o depoimento de Valério a algum dos procedimentos que já tramitaram no órgão ou se abre uma nova investigação - ou, ainda, se arquiva o caso. Conforme a assessoria do MPF, não há prazo para a decisão.

Condenações. Em Minas foi realizada a maior parte das investigações desmembradas do processo que tramitou no Supremo. Desde 2006, a Procuradoria da República no Estado já apresentou pelo menos seis denúncias ou ações originadas do escândalo do mensalão. Elas resultaram em ao me¬nos quatro condenações - entre elas a primeira registrada no mensalão: o advogado Rogério Tolentino foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão por lavagem de dinheiro. Outra denúncia resultou na condenação de Valério, executivos do Banco BMG e os ex-dirigentes petistas José Genoino e Delúbio Soares pela montagem de empréstimos "fictícios" e "falsos" ao PT em 2003 e 2004. Valério e seus ex-sócios também já foram condenados por sonegação e falsidade.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Um comentário:

Anônimo disse...

Srs.
Assunto: LULA
Quem Pega Dinheiro dos outros.
Tem que prestar conta.
Sim, Sim Senhor.
Srs.
Tem velho ditado.
Quem não deve. Não teme.
Não é verdade Sr. LULA.
Srs.
A não ser que alguém esteja
Mentindo.
Veja.
A pessoa que Mente não tem
Caráter.