sábado, 23 de fevereiro de 2013

PMDB aproveita acirramento da disputa ao Planalto para se cacifar

Partido aliado pretende mostrar mais seu papel no governo Dilma e fala em lançar mais nomes nas disputas estaduais

Débora Bergamasco

BRASÍLIA - O PMDB vai aproveitar a alta temperatura política entre os pré-candidatos à Presidência para tentar se cacifar. Quer mostrar mais seu papel no governo Dilma Rousseff, no qual ocupa a Vice-Presidência com Michel Temer e cinco ministérios. Esse já será o tom do programa partidário de dez minutos que vai ao ar no dia 28, em cadeia nacional.

Na convenção prevista para o dia 2 de março, os líderes da agremiação também vão prometer aos correligionários privilegiar as candidaturas próprias nas eleições estaduais. "Queremos lançar em 2014 ao menos 20 nomes próprios de norte a sul, ainda que choque com os interesses PT", disse o presidente do partido e senador Valdir Raupp (RO) .

O modelo de cabeça de chapa defendido agora, a mais de um ano e meio da eleição, será incentivado, prometem os peemedebistas, mesmo onde não houver chances reais de vitória.

Essa seria uma plataforma para, segundo promete Raupp, retomar a maioria na bancada da Câmara dos Deputados, manter a maioria no Senado e emplacar mais governadores, senadores, deputados, prefeitos, vereadores e, no futuro, lançar um nome próprio para a Presidência da República em 2018.

No mínimo. Fontes do partido admitem que não aceitarão menos que a vice na chapa de Dilma em 2014 e, caso isso aconteça, consideram possível um racha também na composição nacional. Raupp se esquiva e diz acreditar no repeteco Dilma e Temer e afirma não trabalhar com outra hipótese. Ontem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu que isso, de fato, ocorrerá, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Hednrique Alves (PMDB-RN), que esteve ontem em São Paulo com o petista.

Os peemedebistas afirmam em conversas informais que os petistas são ingratos. Apesar do posto de vice, dos cinco ministérios e do apoio nas eleições de Alves na Câmara e de Renan Calheiros (PMDB-RN) no Senado, argumentam que o PT ainda não pagou a conta pelo gesto do deputado federal Leonardo Quintão (MG), que desistiu de concorrer à prefeitura de Belo Horizorite para apoiar Patrus

Ananias (PT), que acabou derrotado. A demora para entregar o prometido ministério da Ciência e Tecnologia para Gabriel Chalita - alguns peemedebistas, inclusive, já mudaram até de ideia quanto a Chalita; querem em seu lugar alguém de Minas, a fim de fazer um contraponto ao tucano Aécio Neves, senador que é pré-candidato à Presidência pela oposição. Os peemedebistas afirmam que precisam reafirmar sua posição política no Estado.

Por enquanto, as insatisfações não foram verbalizadas a Dilma.

Regionais. "Os futuros candidatos aos governos de Estado já estão com ampulheta na mão, vendo a areia cair", descreve um peemedebista que se encontra nesta exata situação, mas não quer ter o nome divulgado. Para ele, os ministérios hoje do PMDB "não ajudam a eleger nem vereador" e nem mesmo a vice-presidência de Temer ou os postos de comando no Congresso servem para transferir prestígio ao partido regionalmente. "Demitir funcionário do Senado é discurso?", pergunta esse mesmo peemedebista, referindo-se a reformas administrativas anunciadas por Renan. "Essa história de palanque compartilhado não existe mais, vimos que não dá certo, precisamos deixar de ser subalternos ao PT. Os candidatos a governador estão de olho em suas sobrevivências e isso implicará em dissidências e alianças alternativas."

O que quer o aliado

• País visibilidade Peemedebistas acham que os cinco ministérios, a vice-presidência da Replica e o comando do Congresso não transferem votos ao partido nos Estados

• Mais ministério Partido quer mais um posto na Esplanada: ou para Gabriel Chalita ou para um nome do partido que seja de Minas Gerais

• Mais gratidão

Querem receber a "dívida" pelo gesto do deputado federal Leonardo Quintão, que abriu mão de se candidatar em Belo Horizonte em 2012 para apoiar um petista

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: