sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Petistas e tucanos festejam ofensivas rumo a 2014

Enquanto Aécio acha que levou Lula e Dilma ao ringue, PT considera que saiu do corner

Maria Lima, Fernanda Krakovics

BRASÍLIA - No PT, no governo e no Congresso não se faz mais segredo que a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff já está na rua, tanto que ontem já incendiou as tribunas, com troca de farpas de dois lados envolvidos na disputa. Além de deixar claro que Dilma é candidata à reeleição, e não Lula, e de fazer um chamado aos aliados para manter a coalizão que a elegeu em 2010, o governo e o PT consideraram a festa de anteontem em São Paulo importante para criar agenda positiva diante do baixo crescimento da economia, da pressão inflacionária e dos resultados ruins da Petrobras. Entre os tucanos, o clima também era de comemoração por considerarem que o discurso do senador Aécio Neves (MG) levou Lula e Dilma para o ringue.

- O ato serviu para sairmos do córner. Sempre tivemos orgulho de nossas lideranças, ao contrário do PSDB. Não foi o PT que tentou esconder o presidente Fernando Henrique. A agenda que vivemos no ano passado ficou pra trás - disse o senador Jorge Viana (PT-AC), numa referência indireta ao julgamento do mensalão.

Ao avaliar a virulência dos discursos de Dilma e Lula na festa petista, respondendo diretamente aos "13 fracassos do PT" que ele citou em seu discurso, Aécio Neves disse ter ficado claro que incomodou:

- Eu soube que irritou muito a presidente Dilma o fato de eu dizer que hoje quem governa o Brasil é a lógica da reeleição. O fato é que morderam a isca. E nem acho que foi em função do meu discurso. O PT tem uma relação conflituosa com o PSDB. Lula tem muita dificuldade em reconhecer o passado. Agora Dilma se curvou ao palanquismo do PT - atacou o tucano.

Já o que mais incomodou os tucanos, foi Dilma dizer, no discurso, que os governos petistas não herdaram nada - respondendo à fala de Aécio sobre a herança bendita do governo FHC - e que tinham construído tudo.

- Do ponto de vista da economia, é uma inverdade Dilma dizer que não herdou nada, que construíram tudo. Onde está a presidente que quando assumiu reconheceu os avanços do passado? Assim como FHC herdou a concepção do Plano Real de Itamar, eles herdaram os pilares da estabilidade econômica, sim, os pilares dos programas sociais, sim. Contra fatos não há São João Santana que dê jeito - reagiu Aécio, estocando o marqueteiro do PT.

Durante toda a tarde, senadores tucanos, petistas e seus aliados se digladiaram no plenário: os primeiros rebatendo os discursos de Dilma e Lula, e os outros falando sobre os avanços do governo petista.

- É uma versão exagerada do nunca antes neste país, é uma hipérbole da arrogância, autossuficiência que em muitos casos resvala pela bazófia - discursou o líder tucano Aloysio Nunes Ferreira (SP).

- Eu disse aqui: o Brasil não começou nem em 1980, quando se criou o Partido dos Trabalhadores, nem em 2003, quando começou o primeiro governo democrático e popular, mas são inegáveis as mudanças que tivemos - rebateu o líder petista Wellington Dias (PI).

A partir de agora, Lula entrará de cabeça na campanha eleitoral e na articulação dos apoios à reeleição de Dilma. Começará a rodar o país na próxima semana em seminários promovidos pelo PT.

- O presidente Lula está de volta, na plenitude da saúde, e com a maneira que lhe é peculiar de fazer política - disse Jorge Viana.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: