terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Partido de Marina busca aliados no RS

Organizadores recolhem assinaturas e avaliam ingresso de deputados

Juliano Rodrigues

Na missão de angariar as 500 mil assinaturas necessárias para efetivar a criação do partido Rede Sustentabilidade, a coordenação da nova legenda tentará conquistar 85 mil apoiadores no Rio Grande do Sul nos próximos três meses. Os articuladores da agremiação capitaneada pela ex-senadora Marina Silva também querem atrair deputados e vereadores do Estado e pensam até em lançar candidato ao Palácio Piratini em 2014.

ARede foi lançada durante o fim de semana em um seminário em Brasília e tem como principal meta eleitoral sustentar a chapa de Marina à Presidência em 2014. No último pleito, concorrendo pelo PV, ela fez quase 20% dos votos válidos e ficou em terceiro lugar, atrás de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Agora, seus aliados estão correndo atrás de apoiadores para a nova sigla.

– A tarefa central, agora, é coletar assinaturas. Não estamos preocupados com adesões. Nossa preocupação hoje é filtrar entradas indesejáveis – afirma um dos articuladores da Rede no RS, que pediu para não ser identificado.

No Estado, os interlocutores de Marina esperam atrair os deputados estaduais Cassiá Carpes (PTB) e Catarina Paladini (PSB). O socialista negou ontem que pretenda deixar o PSB:

– Não há chance de eu sair.

ZH não conseguiu localizar Cassiá.

No âmbito nacional, as apostas são a ex-senadora e vereadora de Maceió Heloísa Helena (AL) e o senador Eduardo Suplicy (SP), que embora relute em deixar o PT, admitiu no sábado que está "tentado a cair na Rede".

Assembleia sediará encontro no dia 27

O primeiro encontro da Rede no RS será realizado no dia 27, na Assembleia Legislativa. A discussão deve seguir o modelo da que ocorreu no fim de semana em Brasília. No evento, representantes de diversas regiões do país falaram sobre seus sonhos para o Brasil e ajudaram a montar uma minuta do estatuto da sigla. O esboço sofreu críticas por não deixar clara a posição política do partido.

– Nem direita, nem esquerda – resumiu Marina.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: