terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Para Guerra, PSDB deve fazer prévias neste ano

Marina, "Será uma candidatura legítima, legal e vai prestar serviço ao Brasil", diz Sérgio Guerra

Cristiane Agostine

SÃO PAULO - O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), defendeu ontem a realização de prévia neste ano para a escolha do candidato do partido à Presidência da República, em 2014. Guerra, no entanto, afirmou apoiar o senador Aécio Neves (MG) para a disputa nacional e disse que o lançamento da pré-candidatura deve ser feita "o mais breve possível". O presidente do PSDB defendeu também que Aécio seja seu sucessor no comando do partido, para articular apoio à sua pré-candidatura nos Estados.

Em São Paulo, Guerra fez uma nova rodada de conversas na noite de ontem com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), para tentar viabilizar a pré-candidatura de Aécio junto à ala paulista do partido.

Antes de se encontrar com Alckmin, Guerra participou de um evento do PSDB paulista preparatório para o congresso partidário. A uma plateia de militantes, reunida no diretório estadual, o presidente nacional do PSDB disse que a legenda "não pode esperar pela última hora" para escolher seu candidato e defendeu a consulta aos filiados para definir o nome a ser apoiado pela sigla. "Vamos fazer prévias, escolher os candidatos em prévias. Não tem essa de não fazer [a consulta]. Se tiver várias campanhas pelo país, melhor. Quanto mais auditório, melhor", afirmou.

Guerra disse que o candidato não pode ser escolhido por um grupo reduzido de tucanos, como foi em eleições passadas. "Não pode ser mais uma coisa minha, ou sua, nem de quatro ou cinco pessoas", afirmou. "Ninguém é dono do PSDB".

O presidente do partido declarou que é "preciso abrir mais o partido" e defendeu a renovação nos candidatos para disputar as próximas eleições. "Não faz mal ter pouca chance. Vai ter mais na próxima disputa", disse. Em seguida, afirmou apoiar Aécio Neves por ser o "nome mais qualificado" para concorrer em 2014. Guerra disse ainda que o senador mineiro precisa percorrer o Brasil inteiro.

Depois de falar à militância, em declaração a jornalistas, o presidente do PSDB analisou que a pré-candidatura de Aécio ainda não foi lançada e disse que o senador de Minas "precisa assumir com breve antecedência", para construir alianças e tornar-se conhecido pelo país. "Tem que ter mais presença do PSDB nacional, em todo lugar, em muitas situações", afirmou, defendendo o senador mineiro como seu sucessor na presidência partidária. O PSDB escolherá seu novo presidente em maio.

Ao discursar, Guerra falou que não existe uma disputa entre o PSDB de São Paulo e o de Minas Gerais, nem entre os tucanos do Sul e do Nordeste. Ao ser questionado depois do evento sobre os planos do ex-governador José Serra para 2014, o presidente partidário afirmou "desconhecê-los". "Não tenho a menor ideia. Nunca ouvi nada sobre ele ser candidato", afirmou.

O dirigente elogiou a tentativa da ex-senadora Marina Silva de criar um partido para possivelmente disputar em 2014. "Será uma candidatura legítima, legal e vai prestar serviço ao Brasil."

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: